Educação Continuada

Gênero e Masculinidades: desafios para o século XXI

dolltar Valores: saiba mais

banner-curso-semcta.jpg

O curso foca nas relações entre gênero e masculinidades e nos desafios que se impõem neste século XXI. Para tanto, considera que, desde a Antiguidade, o homem vem sendo objeto de estudos, concebido a partir de uma ideia única, de sujeito universal, que exclui tudo aquilo que confronta a noção de universalidade, como as diferenças concernentes às múltiplas manifestações de gênero, sexualidade, raça e território.

• Compreender, a partir do prisma histórico-conceitual, a discussão em torno do conceito de gênero.

• Discutir o campo de estudos sobre as masculinidades e sua relação com teorias feministas.

• Abordar a relação masculinidades e violência.

• Destacar a relação entre masculinidades e o corpo do ponto de vista estético e político.

• Entender as masculinidades e as identidades como campo de disputa.

• Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Verão

Estudantes universitários, profissionais de diversas áreas e público em geral

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre