Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso aborda tanto o papel do marketing como ferramenta estratégica para a Indústria do Futebol, que é tratado como “Mercado da Bola”, como também de que forma se pode utilizar o futebol como ferramenta mercadológica para empresas de diversos segmentos. A base para o desenvolvimento dos conceitos tratados no curso são os clubes brasileiros, sobretudo aqueles mais representativos no cenário nacional, e algumas referências de clubes internacionais são apresentadas, como forma de agregar valor as ideias propostas. Por meio dos clubes o mercado da bola se movimenta, seja na visão do futebol como um produto, como uma ferramenta de comunicação ou até mesmo como um ponto de venda para comercialização de diversos produtos e serviços.


Objetivos

O objetivo é apresentar o conjunto de estratégias mercadológicas voltadas ao mercado esportivo com a finalidade de aproveitar as oportunidades que o futebol oferece de forma ampla à economia. Há necessidade, de ordem inclusive legal e não apenas pela competitividade do mercado, de que os clubes se profissionalizem cada vez mais e, para isso a estratégia de produto, preço, comunicação e distribuição, tratada de forma conjunta na visão de marketing se apresenta como obrigatória em um mercado cada vez mais competitivo.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Gestores Esportivos, que necessitem ampliar, rever e obter conhecimentos sobre práticas mercadológicas novas e usuais para atuarem no mercado da bola.

    Profissionais que queiram se preparar e qualificar para o ingresso na carreira, atuando em empresas do segmento esportivo (clube, indústrias, comércio, mídias, patrocinadores etc.)

    O conteúdo do curso e a forma que será conduzido atenderão as necessidades de empresários e estudantes que desejam maiores informações referentes ao negócio do esporte (business).

  • Duração: 32 horas
  • Local: Vila Mariana - Educação Continuada
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Luiz Claudio Zenone

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Consultor organizacional especialista em Marketing possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas. É professor de Marketing do Curso de Graduação em Administração (PUC/SP) e Coordenado/Professor no Curso de Pós-Graduação (MBA em Marketing), também promovido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou também como Chefe do Departamento de Administração (biênio 2007-2009) e Suplente de Chefe do Departamento de Administração (biênio 2017-2019) da PUC/SP. É palestrante sobre Gestão,, escreve para boletins e revistas no Brasil e é autor dos livros: Marketing Sustentável, Marketing Futebol Clube, Gestão Estratégica de Marketing: conceitos e estratégias; Marketing de Relacionamento: tecnologia, processos e pessoas; Marketing Estratégico e Competitividade Empresarial; Marketing Social; Marketing da Promoção e Merchandising; Marketing da Gestão e Tecnologia; Customer Relationship Management (CRM): Mudando a Estratégia sem Comprometer o Negócio; Marketing da Comunicação e é co-autor do livro Novos Rumos do Marketing e Administração Hospitalar.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC