Este curso tem o objetivo de capacitar os participantes a conhecer os principais aspectos de uma operação de e-commerce, trazendo uma visão combinada de tecnologia, marketing, operações e estratégia de negócio voltados ao varejo online. Com o crescimento acelerado deste mercado, faz-se cada vez mais necessária a obtenção de conhecimentos multidisciplinares, mas principalmente em como tornar a tecnologia em uma peça-chave para alavancar a estratégia de negócio. Por meio de estudos de casos de sucesso e a análise da cadeia de valor que caracteriza um comércio eletrônico, pretende-se promover junto aos alunos um entendimento de todas as áreas e processos que estão presentes no dia-a-dia de uma loja. Ao se traçar um paralelo entre uma operação de comércio tradicional e um e-commerce, será construída uma fundação sólida para que uma nova operação possa ser concebida ou consolidada. O mercado de e-commerce no nosso país tem aproximadamente duas décadas de vida e vem crescendo exponencialmente, junto com a popularização do acesso à Internet promovida no final dos anos 90. A Internet transformou a nossa forma de pesquisar preços, conhecer mais detalhes sobre produtos, saber se uma loja é confiável e se a nossa compra realmente valeu a pena. Isso tudo adicionada à comodidade que uma compra online proporciona em termos de melhores preços e prazos de entrega.

Segundo números da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), existe uma expectativa de faturamento do setor na ordem de R$ 59,9 bilhões em 2017. Já é um segmento que gera 718.000 empregos, indo na contramão da crise econômica brasileira, apontando um crescimento de 12% em relação a 2016. Pelas cifras que são movimentadas neste mercado, muitos empreendedores se iniciam nesta jornada de montar uma operação de e-commerce sem ter uma estratégia de negócio definida ou uma bagagem tecnológica mínima. Em muitos casos, ambos os aspectos são desconsiderados. O curso tem como objetivo trazer uma base sólida de conhecimento para os que desejam se aprofundar nessa área.

Capacitar os participantes a conhecer os principais aspectos que envolvem uma operação de e-commerce, trazendo uma visão combinada de tecnologia, marketing, operações e estratégia de negócio voltados ao varejo online.

• Categoria: Extensão

Estudantes de graduação e recém-formados de todas as áreas do conhecimento; professores, pesquisadores, empresários, aspirantes e profissionais que já atuam na área do varejo (seja tradicional ou online) ou que desejam iniciar carreira neste segmento de mercado.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Prof. Frank Chu Yiu Kwong

Gerente de Produto Sr responsável pelas áreas de Operações de e-commerce na Netshoes. Implementou projetos importantes que consolidaram o grande crescimento da companhia e que levaram a Netshoes até a sua abertura de capital (IPO) na bolsa de New York (NYSE) em abril/17. Gerenciou projetos como a abertura das operações Netshoes na Argentina e México, implantação de novas lojas e tecnologias, implantação do Oracle Commerce (ATG), além de automatização dos Centros de Distribuição e evoluções no ERP com melhorias de processos. Palestrante em eventos de tecnologia como o Gartner Data Analytics. Profissional com mais de 20 anos de atuação em Tecnologia. Passou por empresas como BuscaPé, Accenture, IBM, AOL e startups. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).