Os desafios dos feminismos no século XXI são desafios de dimensões globais que requerem o reconhecimento das diversidades culturais das mulheres. Sendo ainda central a luta pela igualdade de direitos civis, tais questões passam por identificar e superar heranças coloniais que obstaculizam os avanços das teorias e das práticas feministas contemporâneas. Este curso tem por objetivo construir pontes de comunicação entre diversas tradições feministas que não foram e nem estão suficientemente representadas na literatura feminista acadêmica e que postulam novas ferramentas para a construção de um feminismo poscolonial.

A partir de uma perspectiva transdisciplinar, discutiremos trabalhos que marcaram um giro nos debates sobre as teorias de gênero em âmbito internacional ao questionar visões etnocêntricas que não haviam considerado a articulação entre gênero e raça ou entre identidades culturais e de gênero nem os estreitos vínculos entre o racismo e as práticas e ideologias patriarcais.

Discutir as principais propostas teóricas desenvolvidas pela crítica feminista poscolonial e seus desdobramentos nos movimentos sociais de mulheres não ocidentais; Analisar como o pensamento feminista poscolonial formula a crítica à tradição e a herança feminista eurocêntrica a partir das margens e das fronteiras; Refletir sobre as possibilidades da construção de um conhecimento situado para a produção de uma epistemologia feminista latino-americana.

• Categoria: Extensão

Estudantes dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, História e Filosofia; Educadores sociais; Pesquisadores em geral; ONGs e outros interessados.

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Prof.ª Dra. Carla Cristina Garcia

Graduada (1988), mestre (1991) e doutora (2000) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Instituto Jose Maria Mora (México - DF) (2004). Professora assistente doutora na PUC-SP e professora titular na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Tem experiência nas áreas de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É coordenadora do Inanna - Núcleo Transdiciplinar de Investigações de Sexualidades, Gênero e Diferenças da PUC-SP e autora de diversos livros, entre eles Ovelhas na Névoa: um Estudo sobre Mulheres e a Loucura; Produzindo Monografia; Sociologia da Acessibilidade e Breve História do Feminismo. Saiba mais