Os desafios dos feminismos no século XXI são desafios de dimensões globais que requerem o reconhecimento das diversidades culturais das mulheres. Sendo ainda central a luta pela igualdade de direitos civis, tais questões passam por identificar e superar heranças coloniais que obstaculizam os avanços das teorias e das práticas feministas contemporâneas. Este curso tem por objetivo construir pontes de comunicação entre diversas tradições feministas que não foram e nem estão suficientemente representadas na literatura feminista acadêmica e que postulam novas ferramentas para a construção de um feminismo poscolonial.
A partir de uma perspectiva transdisciplinar, discutiremos trabalhos que marcaram um giro nos debates sobre as teorias de gênero em âmbito internacional ao questionar visões etnocêntricas que não haviam considerado a articulação entre gênero e raça ou entre identidades culturais e de gênero nem os estreitos vínculos entre o racismo e as práticas e ideologias patriarcais.
Objetivos
Discutir as principais propostas teóricas desenvolvidas pela crítica feminista poscolonial e seus desdobramentos nos movimentos sociais de mulheres não ocidentais; Analisar como o pensamento feminista poscolonial formula a crítica à tradição e a herança feminista eurocêntrica a partir das margens e das fronteiras; Refletir sobre as possibilidades da construção de um conhecimento situado para a produção de uma epistemologia feminista latino-americana.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, Presencial
-
Público-alvo:
Estudantes dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, História e Filosofia; Educadores sociais; Pesquisadores em geral; ONGs e outros interessados.
-
Duração: 12 horas
-
Local: Campus Monte Alegre
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Prof.ª Dra. Carla Cristina Garcia
Graduada (1988), mestre (1991) e doutora (2000) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Instituto Jose Maria Mora (México - DF) (2004). Professora assistente doutora na PUC-SP e professora titular na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Tem experiência nas áreas de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É coordenadora do Inanna - Núcleo Transdiciplinar de Investigações de Sexualidades, Gênero e Diferenças da PUC-SP e autora de diversos livros, entre eles Ovelhas na Névoa: um Estudo sobre Mulheres e a Loucura; Produzindo Monografia; Sociologia da Acessibilidade e Breve História do Feminismo. Saiba mais
Saiba Mais
Conteúdo programático do curso:
I – Origens do feminismo poscolonial;
II - Feminismos de muitas cores: chicanas, negras, indígenas;
III – O Feminismo como elemento colonizador;
IV – Feminismos e poscolonialismo: cartografias da diferença
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br