Educação Continuada

Francês Modular

Extensão, Curso Novo
48 horas cada módulo

Apresentação

Conhecer idiomas nos dias de hoje é fundamental para a formação do cidadão, de modo a integrá-lo numa sociedade cada vez mais globalizada e conectada, na qual o contato com diferentes línguas e culturas se faz mais presente e cotidiano. O aprendizado de língua francesa permite ao cidadão compreender melhor sua própria cultura e, ao mesmo tempo, diferentes culturas, levando-o a refletir sobre valores tais como multiculturalidade, respeito ao outro e inclusão. São esses valores que norteiam a oferta do Francês Modular no âmbito dos cursos de idiomas da Escola de Línguas da PUC-SP. O curso tem como objetivo primordial a formação linguística e cultural para desenvolver a comunicação e a interação em língua francesa. O Francês Modular proporciona muito mais do que um espaço de aprendizado de línguas, pois as aulas acontecem em ambiente universitário, no Campus Monte Alegre da PUC-SP. Por isso, contam com espaços diferenciados para o aprendizado de idiomas, tais como o CEAL - Centro de Estudos e Aprendizagem de Línguas, no qual o aluno poderá desenvolver sua competência oral por meio de modernos laboratórios para a compreensão e produção da língua falada, bem como salas de vídeo com modernos sistemas de audiovisual e salas de estudos onde poderá incrementar seus conhecimentos com o acesso a uma ampla biblioteca de materiais didáticos, gramática, dicionários e videoteca. O curso organiza-se em módulos: principiantes, básico, pré-intermediário (dois semestres) e intermediário (dois semestres). Ao término do último módulo (6º semestre), o aluno terá adquirido conhecimentos intermediários do idioma (nível de proficiência: B1 do Quadro Comum Europeu). Desenvolver competências e habilidades no idioma francês nos dias de hoje significa ampliar oportunidades no universo acadêmico. Inúmeras universidades de língua francesa promovem intercâmbios voltados ao público universitário brasileiro, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Significa também ampliar as oportunidades no mundo do trabalho. Empresas francesas e francófonas instaladas no Brasil oferecem inúmeras oportunidades de colocação no mercado de trabalho.


Objetivos

Proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento de sua proficiência comunicativa em língua francesa para o seu crescimento global, intelectual, cultural e atitudinal, bem como promover o desenvolvimento da compreensão e produção oral e escrita em diferentes situações do cotidiano, de suas relações interpessoais com falantes do idioma e acesso a diferentes campos do trabalho ou acadêmicos.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Interessados em geral e estudantes de todas as áreas do conhecimento que necessitem aprender o idioma francês, com qualidade, em um ambiente acadêmico, com possibilidades de troca de experiências com estudantes de outros países.
    Módulo1 – Principiantes: Interessados e estudantes que não possuem conhecimentos em língua francesa e, por isso, não precisam realizar teste de nivelamento.
    Módulo2 – Básico: Interessados e estudantes egressos do Francês Modular, que concluíram o segundo módulo no final do primeiro de 2019; Interessados e estudantes com conhecimentos básicos em língua francesa, que sejam aprovados no teste de nivelamento.

  • Duração: 48 horas cada módulo
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Vera Lúcia Marinelli

Professora-titular do Departamento de Francês da PUC-SP, com larga experiência na formação continuada em Francês língua estrangeira (FLE). Atua em vários cursos de graduação da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP. Atua também na formação inicial e continuada de professores de FLE. É doutora em Educação e mestre em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo.

Professor em Destaque

Rodrigo Maia dos Santos

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Radialismo e Mestre e Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Experiência docente de 14 anos, nas áreas de Comunicação e Língua Portuguesa, com ênfase em Leitura e Produção de Textos e de Conteúdo, Linguística, Análise do Discurso, Mídias Digitais, História da Língua Portuguesa, Latim e Português como Língua Estrangeira. Atualmente, faz pós-doutoramento, na PUC-SP, sob a supervisão do professor João Hilton Sayeg-Siqueira. É professor do Departamento de Comunicação e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde atua nas áreas de graduação e pós-graduação. Foi coordenador-geral do Centro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Na mesma instituição, coordenou, por 2 anos, o Centro de Aprendizagem de Idiomas, com ênfase em Inglês, Espanhol, Italiano, Libras e Português para Estrangeiros. É professor do curso de Pedagogia, na Faculdade Suzano, UNISUZ. É membro da diretoria da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), Flórida, EUA. Atua na área de jornalismo, em emissoras de televisão, como TV Record e TV Bandeirantes, há 18 anos. É colunista do Jornal Link Record News, da TV Record News. É colunista do Portal R7, da Rede Record, com o blog “Português de Brasileiro”. É colunista do jornal Gazeta Brazilian News, na Flórida, EUA.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC