Educação Continuada

O curso oferece formação pedagógica, no sentido de qualificar os professores do ensino superior, ou candidatos a essa função, para atuar frente às demandas da docência do ensino superior, cada vez mais amplas e diversificadas, na realidade educacional brasileira. É composto por um conjunto de conhecimentos organizado em diferentes ações da Faculdade de Educação, em particular nos programas de Pós-graduação em Educação (Currículo; Formação de Formadores; Psicologia da Educação e História, Política e Sociedade). Está organizado com base nas teorias interacionistas de educação e é composto por atividades de ensino e aprendizagem presenciais e a distância, oferecidas em módulos. Cada módulo, orientado por um tema central, tem caráter interdisciplinar e será desenvolvido pela equipe docente vinculada às suas disciplinas.

Qualificar o processo de formação do professor de ensino superior, em relação aos aspectos pedagógicos de sua ação docente.

• Categoria: Especialização

Portadores de diploma de curso superior de diferentes áreas e/ou cursos, interessados em atuar na docência do ensino superior.

• Duração: 3 sem. presenciais + 1 sem.(Monografia) - 390 horas
  • Local: Campus Perdizes
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Maria Otilia Jose Montessanti Mathias

Possui graduação em Ciências e Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978). Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980). Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Mestrado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nos cursos de Pedagogia / Faculdade de Educação (Campus Monte Alegre) e Matemática Licenciatura modalidade EaD (Campus Marquês de Paranaguá). Atua como docente também nos cursos de especialização (COGEAE) na área de Língua Portuguesa e Gestão Educacional e Escolar. Tem experiência na área de formação docente para Educação Básica, com ênfase no ensino de Ciências Naturais e Biologia e formação docente para o ensino superior. Participante do Grupo de Pesquisa Educação e Produção do Conhecimento / Cátedra Interinstitucional Joel Martins (PUC/SP, FASM, UNIFESP e UFSCar).

Aprimoramento