Este curso foi desenvolvido para capacitar indivíduos interessados em se tornarem investidores anjo, bem como para aqueles que já estão envolvidos em investimentos early stage. O curso aborda desde os conceitos básicos de investimento anjo até técnicas avançadas de avaliação e gestão de portfólio, proporcionando uma visão completa do ecossistema de startups. Através de aulas teóricas e práticas, os participantes irão adquirir as habilidades necessárias para identificar oportunidades, avaliar negócios e agregar valor às empresas emergentes.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar os alunos a se tornarem investidores anjo competentes e eficazes, proporcionando uma compreensão profunda do ecossistema de startups e das operações de investimento early stage, incluindo habilidades em finanças corporativas, avaliação de negócios, due diligence, e gestão pós-investimento.
Objetivos Específicos:
-Fornecer suporte e orientação para operações de investimento early stage em startups.
-Aprofundar o entendimento do ecossistema de startups e da classe de ativos representada por participações em empresas emergentes.
-Desenvolver habilidades em finanças corporativas, incluindo análise de demonstrações financeiras, métricas, e planejamento financeiro.
-Ensinar técnicas de avaliação de negócios, due diligence, e estruturação de investimentos.
-Capacitar os alunos a oferecer "smart money" através de mentoria e aconselhamento, aprimorando a gestão pós-investimento.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Este curso é destinado a graduados e graduandos nas áreas de Direito, Contadores, Gestores de carteira de investimento, Empreendedores em geral que tenham interesse em investir em startup.
Investidores Anjo Atuais:
Profissionais que já realizam investimentos anjo e desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Potenciais Investidores Anjo:
Indivíduos que têm interesse em começar a investir em startups.
Parceiros de Investidores:
Advogados, contadores, gestores de carteira de investimento, e outros profissionais que trabalham com investidores anjo.
Estudantes:
Alunos de cursos de negócios, finanças, empreendedorismo, e áreas relacionadas. Empreendedores: Fundadores e co-fundadores de startups que desejam entender melhor o processo de captação de recursos e o que os investidores buscam.
-
Duração: 16hs
-
Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
Professor em Destaque
Prof. José Renato Mannis
Graduado em Engenharia Mecânica com MBA pelo ITA, é Professor de Finanças na Link School of Business e professor convidado na FEA USP para cursos de Fundraising e Investimento Anjo do NAGE. Também leciona Corporate Finance e Private Equity nos programas de MBA da Trevisan Escola de Negócios. Atualmente conduz uma pesquisa acadêmica aplicada sobre a transferência de valor entre ações de diferentes classes em startups de capital fechado, provocada por cláusulas de preferência de liquidação.
Finanças Corporativas:
- Demonstrações financeiras e análise
- Principais métricas e índices financeiros
- Orçamento, previsão e planejamento financeiro
Captação de Recursos:
- Levantamento de recursos através de equity
- Levantamento de recursos através de dívida
- Entendimento das implicações e benefícios de cada um
Investimento em Startups:
- Estágios do ciclo de vida de uma startup
- Tipos de investidores para cada estágio (seed, early-stage, growth-stage, etc.)
- Técnicas para avaliar negócios
- Realização de due diligence
- Triagem de planos de negócios e apresentações
- Métodos de valoração e projeções financeiras
Venture Capital:
- Entendendo a estrutura dos fundos de venture capital
- Ciclo de vida e operações de um fundo de venture capital
- Papel dos VCs no ecossistema de investimento
Desenvolvimento de Tese e Estratégia de Investimento:
- Desenvolvimento de uma tese de investimento
- Identificação de oportunidades e tendências de mercado
- Planejamento estratégico de investimentos
- Compreensão de termos contratuais
Gestão Pós-Investimento e "Smart Money":
- Gestão e suporte a empresas do portfólio
- Fornecimento de mentoria e aconselhamento
- Alavancagem do "smart money" para crescimento e sucesso
Desconto
Desconto de 20% para ex-alunos da PUC-SP (Graduação e Pós-graduação) e desconto de 15% para demais interessados. O desconto será aplicado em todas as mensalidades dos cursos de
Extensão e Aprimoramento da PUC-SP, para matrículas realizadas até
07 dias antes do início do curso.
*Desconto não cumulativo.
** Consulte regras sobre o desconto para ex-alunos da graduação da PUC-SP clicando aqui ou pelo telefone (11) 3124-9600.
*** Desconto válido somente para os cursos que iniciarão no 2º semestre de 2024 (Exceto os cursos da Escola de Inverno).
Valor da parcela do curso:
• Valor da parcela para matrículas até 22/10/2024:
Matrícula de R$ 650,00 + 1 mensalidade de R$ 650,00 (Novembro)
Com o desconto de 20% até 07 dias antes do início do curso:
Matrícula de R$ 520,00 + 1 mensalidade de R$ 520,00 (Novembro)
Com o desconto de 15% até 07 dias antes do início do curso:
Matrícula de R$ 552,50 + 1 mensalidade de R$ 552,50 (Novembro)
Início: 05/11/2024
Término: 28/11/2024
Horário: 3° e 5° das 19h40 às 21h40
Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaelatosensu@pucsp.br