Educação Continuada

A PUC-SP inova ao propor o curso de extensão Fonética Aplicada ao Aprimoramento da Pronúncia e da Compreensão Oral em Língua Inglesa, que traz uma nova abordagem de ensino de pronúncia, percepção de sons e compreensão oral em língua inglesa, baseada em conhecimento gerado pelas Ciências de Fala e em instrumentais da Tecnologia de Fala. O estudo de inglês como segunda língua resvala em uma série de dificuldades. Muitas vezes, anos de estudo e bons níveis de conhecimento da língua não são garantia de boa comunicação. São inúmeros os casos de pessoas que estudam o idioma há anos e têm dificuldades quando precisam pedir um determinado serviço ou produto em viagens internacionais ou de profissionais que enfrentam transtornos para se comunicar com clientes estrangeiros, entre outros exemplos. O conteúdo da extensão permite que profissionais de diferentes áreas que utilizam o idioma em seu cotidiano ou que simplesmente têm interesse pela língua possam aperfeiçoar seus conhecimentos de pronúncia e compreensão oral. A ideia é aumentar a desenvoltura e a autonomia dos alunos com o idioma. As aulas enfocam diversos pontos relativos à pronúncia dos sons do inglês, com ênfase na variedade americana, além de casos em que a transferência dos padrões fonéticos do português para o inglês compromete a comunicação. Serão realizadas atividades práticas de produção e percepção de sons em variados contextos prosódicos. Todo o programa foi idealizado para permitir que o aluno chegue ao fim do curso compreendendo melhor o inglês falado nos diversos contextos, como em filmes e músicas, se expressando com mais confiança e clareza e sendo mais bem compreendido, não só em relação ao conteúdo informativo da mensagem, como também aos efeitos de sentido que a mensagem pode causar ao falante nativo do inglês.

O curso está dividido em dois níveis e a carga horária de cada nível é de 30 horas cada. O nível 1 destina-se a proporcionar prática na produção de sons e a desenvolver a atenção a pistas acústicas necessárias para a discriminação dos sons em língua inglesa. O nível 2 destina-se aos que queiram discutir questões relacionadas a aquisição de sons em língua inglesa como L2 e o uso de tecnologias de fala para o ensino da produção e percepção de sons em língua inglesa.

• Categoria: Extensão

Professores de inglês, executivos, secretárias bilíngues, jornalistas, publicitários, profissionais de relações internacionais e demais interessados em falar e escutar com maior desenvoltura e autonomia.

• Duração: Nível 1 – 30 horas, Nível 2 - 30 horas
  • Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Sandra Madureira