Educação Continuada

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Entende-se como distúrbios respiratórios do sono (DRS) padrões de respiração anormal ou então, quando há comprometimento das trocas gasosas durante o sono. Pode-se incluir a apneia obstrutiva do sono, a hipoventilação e a apneia central do sono. Quando não diagnosticados e não tratados adequadamente podem trazer graves consequências para a saúde. Recentemente, durante a quarentena, muitas pessoas desenvolveram distúrbios do sono, chamando a atenção dos profissionais de saúde. A Fisioterapia brasileira tem acompanhado esta área em crescimento, trabalhando em vários setores, principalmente no tratamento da apneia obstrutiva do sono, laboratórios de sono e pesquisa. O tratamento de primeira linha para os DRS é a utilização de ventilação não-invasiva (VNI), muito estudada e conhecida pelo fisioterapeuta, principalmente em casos de apneia obstrutiva do sono moderada e grave. Sabe-se que o uso prolongado da VNI na apneia obstrutiva do sono provoca melhora em vários parâmetros cardiovasculares, metabólicos, cognitivos, neurológicos, dentre outros. A atuação fisioterapêutica na equipe multiprofissional é fundamental, sendo o profissional mais indicado para adaptar o paciente à VNI e suas interfaces, além disso, atua para o cuidado com o equipamento e acessórios, cuidados com higiene do sono e posicionamento durante o sono. A intervenção de um profissional com conhecimentos na área tem feito o diferencial no uso domiciliar do equipamento de VNI para DRS. O fisioterapeuta também pode atuar em laboratórios de sono realizando polissonografia, ou em pesquisas na área.

Fornecer recursos para fisioterapeutas ampliarem seus conhecimentos teórico-práticos em relação aos distúrbios respiratórios do sono. Conhecer a fisiologia do sono. Entender as repercussões relacionadas aos distúrbios do sono. Conhecer o funcionamento do laboratório do sono e como se dá a atuação fisioterapêutica. Capacitar o fisioterapeuta para a realização de avaliação, conduta e acompanhamento para pacientes com distúrbios respiratórios do sono.

Diferenciais

A apneia do sono é um transtorno do sono muito prevalente na população brasileira. Até o momento os profissionais fisioterapeutas não tem um conhecimento aprofundado do sono, dos distúrbios respiratórios relacionados, o momento de se indicar a VNI, o modo de utilização e as interfaces mais indicadas. Além disso, há poucos cursos que tratam desse assunto no Brasil e este curso tem a intenção de atender essa demanda crescente da população brasileira capacitando estudantes e profissionais.

• Categoria: Extensão, Semipresencial

O curso destina-se a fisioterapeutas e estudantes de 4º e 5º ano do curso de fisioterapia.

• Local: Semi Presencial - Campus Monte Alegre - Unidade Educação Continuada
  • INSCREVA-SE

Profa. Ma. Susana Cristina Lerosa Telles

Fisioterapeuta (USP), pós- graduada em Fisioterapia Neurológica (USP), mestre em Ciências pelo Departamento de Neurologia da USP. Possui pós-graduação em Epidemiologia e Vigilância Sanitária e MBA em Gestão de Saúde no Centro Universitário São Camilo. Foi presidente do Departamento de Fisioterapia da Associação Brasileira de Sono de 2011 a 2015. Atualmente é preceptora de saúde coletiva e neurologia do curso de Fisioterapia da PUC-SP e preceptora de saúde coletiva do curso de Fisioterapia da UNINOVE.

Extensão, Curso Novo