Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Filosofia do Fu…

Filosofia do Futuro: a esperança, segundo Ernst Bloch
Apresentação
O presente curso procura mostrar que é próprio do ser humano o esperar, justificando que toda produção humana carece de complementações na história. Pode-se afirmar que a falta é que constitui o campo imaginário de transcender e transgredir que segundo pensamento da esperança de Ernst Bloch, é uma hiper-realidade criativa presente na dinâmica do agora, em que na melhor parte, não somos nós que impulsionamos os sonhos, mas são os sonhos que nos impulsionam. No hoje, mantém-se a esperança, sobretudo na teimosia insistente em contrapor à aridez de um cenário escasso de transformações, acenando para um futuro que vislumbra o ainda-não, o futuro que se materializa nas antecipações no presente. Sem a utopia a esperança é uma virtude vazia, principalmente porque o ato de esperançar exige esclarecimentos históricos que revisitam os cenários da vida cotidiana em tempos de crise.
Objetivos
Levar o discente a compreensão que a imaginação utópica nos processos da realização humana, não é um ato meramente inconsequente, futurologia ou imaginação do desconhecido; é justamente por ser um aspecto “futuro do pretérito” representado no quantum qualitativo propositivo da ação imaginativa utópica concreta, a materialização consciente do desejo – a mediação entre o sonho e as concreções possíveis no cotidiano.
Diferenciais do Curso
A pertinência do curso está no seu caráter de estudo sobre o pensamento filosófico de Ernst Bloch, algo pouco estudado pelo próprio universo acadêmico. O aspecto inédito proposto está na leitura acerca de uma materialidade aberta (sua história e substância) nas circunstâncias diversas do acontecimento histórico de si (Selbstbegegnung), que está na chave de compreensão do ainda-não (Noch-Nicht), isto é, a realização do ser-social não foi totalmente sublevada.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduados e graduandos nas áreas de Filosofia, História, Ciências Sociais, e todas as áreas das ciências humanas; professores de Filosofia, História e Sociologia etc. e todos os interessados pela novidade da “esperança” no campo dos estudos de História da Filosofia.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Hudson Mandotti de Oliveira
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Bacharel em Filosofia pela PUC-SP (2016). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia - FATEO, da Universidade Metodista de São Paulo (2006). Experiência desde 2005 como docente nas disciplinas: Filosofia; Filosofia da Religião; História da Religião; Literatura e Teologia judaica
Saiba MaisCorpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Prof. Dr. Antonio José Romera Valverde
Professores
Prof. Dr. Hudson Mandotti de Oliveira
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
As trilhas dentro do labirinto da Utopia
Uma apresentação do movimento do conceito de utopia; o melhor caminho para resolução do problema da aporia labiríntica da utopia: se perder de forma inconclusa; a diaporia do ainda-não (noch-nicht) que conduz para fora do labirinto.
A arqueologia do amanhã
Chaves esclarecedoras sobre o sentido conceitual do filosofema blochiano: a utopia é o amanhã vivida no tempo presente; a utopia é essencialmente insurreição; a utopia, subversão das relações de poder; a utopia - o lugar não reificado.
A função da dialética da esperança
A irrupção do cenário crepuscular em tempos de pestes por intermédio de uma Esperança no passado - 'Hoffnung in der Vergangenheit', a concreta experencia de uma reabertura dos residuais pretéritos da história com o objetivo de um pathos transformador que constitutivamente é realizado na tensão materialista-histórica do novo com o velho. Assim, a gênese não é somente ‘Entstehung' (um surgimento, um nascimento milagroso), mas sobretudo 'Ursprung' (momento original que sempre se renova).
O paradigma do ser em potência
A questão categorial do possível; O bem e a felicidade para homem enquanto forma atuante, mas ainda irresoluta em potência ou ato; o ser para a felicidade e o experimentum mundi em Bloch de um ser como utopia.
A utopia como gênero literário
A melancolia reinante: as asas sombrias de uma terra triste; A dimensão de um novo tempo; O deslumbrante apogeu renascentista; A utopia uma narrativa fabulosa (res fabulae); O sonho da terra sem mal; O povo de Utopia: a virtude em viver segundo as leis da natureza.
Thomas Münzer e a utopia fincada com os pés no chão
A utopia münzeriana e pano de fundo apocalíptico; A consciência de si da humanidade; O regnum hominis; A reforma radical - o céu sobre a terra.
O paradigma da utopia concreta: a consciência antecipadora
A consciência antecipadora e os processos de concreção de espirito utópico na libertação humana. A ideia da projeção futura de um processo dialético global que reconsidera toda a história a partir da existência humana, cujos sonhos movimentam para frente, buscando na própria matéria, o solo no âmbito das possibilidades, isto é, o transcender sem transcendência que reanimar a imobilizada experiência reificada.
O paradigma da utopia concreta: a dialética hegeliano-marxista
Bloch e Lukács e a dialética hegeliano-marxista em Histórica e Consciência de Classe; marxismo e liberdade para além do Estado stalinista; em busca da verdadeira experiência socialista; o combate permanente ao irracionalismo.
O paradigma da utopia concreta: a interpretação messiânica da história
As afinidades e diferenças entre Bloch e Benjamin sobre os aspectos messianismo político.
O paradigma da utopia concreta: a O possível real em Marx, a partir da utopia concreta da emancipação humana. prática material – a construção perceptiva de uma força revolucionária propulsora da história; O fundamento do materialismo histórico – a nova ciência da história; A dialética da luta de classes.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições
-
Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
-
Comprovante de Inscrição;
-
Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
-
-
Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
-
Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
-
Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
-
Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
-
1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Graduados e graduandos nas áreas de Filosofia, História, Ciências Sociais, e todas as áreas das ciências humanas; professores de Filosofia, História e Sociologia etc. e todos os interessados pela novidade da “esperança” no campo dos estudos de História da Filosofia.
- Duração: 30h
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse