Educação Continuada

Figuras do Desejo: de Santo Agostinho ao Anti-Édipo

O que é o Desejo? O Desejo é natural ou uma instituição? Somos livres para escolher o que desejar? Eu quero ou o Desejo quer em mim? Se não escolho minhas pulsões, sou responsável por elas? Sou culpado? O “sujeito do desejo” é uma instituição? Há dimensões imaginárias do Desejo e da Falta? A estrutura neurótica de um sujeito angustiado com o que deseja é natural ou situada numa cultura da interioridade e da Palavra? Eis algumas grandes questões de nossa cultura que investigaremos neste curso sobre “Figuras do Desejo: de Santo Agostinho ao Anti-Édipo”. A partir de obras de Santo Agostinho, Schopenhauer, Nietzsche, Freud, Lacan, Foucault e Deleuze/Guattari, realizaremos uma breve arqueologia das fundações do Desejo como Falta até sua desconstrução contemporânea no interior de filosofias da morte do sujeito, de Édipo e de Narciso.

- Pensar e problematizar figuras do desejo em teorias seminais da vontade/desejo/pulsões/gozo;

- Investigar fundamentos confessionais, metafísicos, ontológicos e morais do desejo como falta e da psicanálise;

- Avaliar se figuras do desejo sem sujeito ultrapassam o desejo como falta;

- Confrontar filosofias da vontade e a psicanálise com a esquizoanálise;

Diferenciais do Curso

O principal diferencial do curso é ser multi e interdisciplinar, ao propor uma arqueologia do Desejo a partir da Filosofia, Psicanálise e Crítica da cultura. Além disso, o curso realizará uma etapa de construção do sujeito do desejo e do desejo como falta e outra de desconstrução.

• Categoria: Extensão

Estudiosos de filosofia, de psicologia, psicanálise, ciências humanas em geral. Filósofos, Psicólogos, Psicanalistas, Cientistas sócias, Juristas, público em geral interessado em Filosofia, Psicanálise e Crítica da cultura.

• Duração: 24h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Luiz Marcos da Silva Filho

Professor de Filosofia Patrística e Medieval dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da PUC-SP. Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela USP e pós-doutorado pela UFSCar. No momento, realiza pesquisa concentrada sobre os fundamentos confessionais da Psicanálise e do Desejo como Falta. Autor de diversos artigos publicados em revistas consolidadas na área sobre Filosofia Antiga e Medieval. Tem dois livros no prelo: Filosofia política em Agostinho: estudos sobre A Cidade de Deus (Almedina) e Como ler Santo Agostinho: terapia da alma e felicidade (Paulus).

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo