As ferramentas computacionais atuais, incluindo o desenho paramétrico, permitem a análise real do ambiente construído, através da modelagem e simulação de problemas e soluções de forma simultânea [1]. A ferramenta que será apresentada no curso é o Rhinoceros® [2], que possui uma capacidade de interoperabilidade ampliada, através de plug-ins, o que o torna flexível com diversos tipos de escalas, projetos e problemas. O plug-in Grasshopper® é um editor algoritmo visual que desenvolve modelos paramétricos no Rhinoceros®, sendo seu plug-in mais utilizado [3]. As capacidades de interoperabilidade com outras ferramentas de análise no Grasshopper® são estendidas por uma série de plug-ins que podem ser dedicados à análise energética, no curso será apresentado o plug-in Diva® [4]. Além de plug-ins dedicados à análise energética, existe a possibilidade de implementar o Galapagos, um algoritmo genético, no Grasshopper®, que busca soluções que resolvam simultaneamente e satisfatoriamente os diferentes objetivos de um problema através de uma combinação de algoritmos [5].

Dessa forma, o presente curso tem como propósito o ensino do desenho paramétrico combinado com simulação energética em escala urbana. O curso contará com exemplos práticos de aplicação dos conceitos, além de linguagem clara e acessível.

Capacitar os estudantes a compreenderem os conceitos de Urbanismo Paramétrico e sua aplicabilidade em um estudo de caso, de modo a conseguirem encontrar estratégias de resolução de problemas práticos e teóricos, analisarem e interpretarem de forma correta os resultados obtidos.

• Categoria: Extensão

Estudantes universitários interessados em adquirir conhecimentos em Urbanismo Paramétrico. Estudantes de pós-graduação interessados em adquirir conhecimentos em uma ferramenta de análise e simulação de Urbanismo Paramétrico. Profissionais e gestores públicos interessados em adquirir conhecimentos em uma ferramenta prática de modelagem de parâmetros urbanos e simulação de radiação solar.

• Local:
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Carolina Girotti

Mestra em Ciências (Engenharia de Construção Civil e Urbana), pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI-USP (2019) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2013). Possui experiência profissional com grandes obras da construção civil, precisamente nos setores de petróleo e de infraestrutura (2013-2016). É pesquisadora membro do grupo de pesquisa em Engenharia e Planejamento Urbano do Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2016 -). No mestrado realizou diversas modelagens no âmbito urbano com os programas Rhinoceros® e seus plug-ins Grasshopper®, Diva® e o algoritmo genético Galapagos. Professora de Arquitetura e Urbanismo do ensino semipresencial da Universidade Anhanguera (unidade Vila Mariana).