O Curso de Extensão Ferramentas de gestão na construção civil: solução de problemas em obras habitacionais contribui para a capacitação de estudantes de graduação, formados nas áreas de engenharia, arquitetura e profissionais que atuam em obras da construção civil e planejam montar uma empresa. As aulas apresentam os conceitos de Startup na área da construção civil.
Sabe-se que a construção civil é uma das atividades que mais resiste a inovação no Brasil, seja porque a sociedade não se preocupa em experimentar novos materiais, falta de recursos ou pela própria organização de algumas empresas. Excesso de burocracia e a falta de pessoal preparado e de clareza na legislação dificultam a liberação de obras. A captação do investimento da startup soluciona a falta de recursos, a gestão da inovação, o planejamento, gerenciamento e controle de obras garantem que a obra seja executada dentro dos padrões da Qualidade em relação as variantes de tempo, custo e escopo.
O interesse é apresentar um curso prático desde a abertura da empresa até a finalização de uma obra, dentro de uma visão pedagógica e prática, enfocando desde a ideação do projeto até a validação, preparação de um elevator pitch e a busca por parcerias, clientes e investidores. Sua estrutura didática divide-se em 12 aulas, que englobam embasamento teórico, abordagem contextual em cases, ferramentas do sistema Lean Construction, assim como a inovação de materiais de construção e entrega de valor mediante a utilização dos conceitos básicos de CQT em obras da construção civil.

Criar condições para que os interessados desenvolvam competências de gerenciamento e controle em projetos da construção civil, criação e desenvolvimento de uma empresa para obras no âmbito da construção habitacional.

• Categoria: Extensão

Graduandos e graduados dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura, Tecnólogos e demais profissionais interessados na área.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Maria Rebeca Ramirez

Docente do curso de engenharia, tecnologia em gestão de processos gerenciais, logística, qualidade e negócios. Engenheira Civil, doutora em Ciências Sociais, com MBA na área de gestão empresarial e pesquisas voltadas à construção habitacional, projeto, planejamento, execução e controle de obras