Apresentação

O curso percorre as transformações na configuração familiar marcadas pelo declínio da família patriarcal, acompanhando o movimento histórico gerador destas mudanças; identificando os elementos estruturais da família: suas funções normalizantes e patologizantes. Identifica as novas configurações familiares atuais, e os parâmetros destas configurações sustentando este percurso em conceitos da psicanálise e da antropologia.

Propõe-se a discutir os efeitos das mutações familiares na educação escolar e nos diferentes trabalhos com famílias, buscando construir referências para atendimento de famílias em suas novas configurações.


Objetivos

Identificar os elementos estruturantes da família; -refletir sobre as transformações no percurso históricos e seus efeitos sobre a organização familiar; - compreender as modalidades de organização familiar na contemporaneidade; - identificar na contemporaneidade as formações normalizantes e patologizantes da família -identificar os efeitos das transformações familiares na educação escolar e nas relações sociais onde a família representa base estrutural das manifestações - identificar os parâmetros que estruturam a família na contemporaneidade; e construir formas de atendimento de famílias em suas novas configurações.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Profissionais e estudantes de educação, psicologia, fonoaudiologia, serviço social; e outros profissionais ou estudantes envolvidos na temática.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Maria Luiza Andreozzi

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), obteve mestrado em Educação (Currículo) (1978) e doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). . Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na graduação em Pedagogia e no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Psicopedagogia. De 2008 a 2012 exerceu a função de Assistente Especializada da Pró- Reitoria de Graduação. O trajeto durante este tempo pela educação brasileira evidenciou a necessidade e estudos e pesquisas que superem a fragilização da educação escolar na atualidade. Para tanto o modelo de educação escolar vigente necessita de pesquisas e estudos educacionais, criando novos paradígmas para o conhecimento educacional, de modo que este possa alicerçar e revigorar as bases estruturais do ato educativo através do que o define: ética humanizadora e emancipatória. Buscando vialilizar esta posição encontra-se o Grupo de Pesquisa do CNPQ Educação e Subjetividade que agrega as diferentes produções e participações expressas neste currículo, entendendo que a subjetividade é constituída pela história, cultura, economia e a política de uma determinada sociedade. Desse modo a subjetividade constitui as formas de escolha dos sujeitos nos laços sociais, portanto a forma de vida da sociedade . (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC