De acordo com a norma ABNT NBR 6122 é obrigatória a execução de provas de carga em obras com quantidade de estacas acima de 100 unidades. Esta recomendação tem por objetivo verificar a performance das fundações executadas e a adequabilidade dos parâmetros estimados em projeto. A norma também possibilita a redução do fator de segurança para a determinação da carga de trabalho de fundações profundas, caso o projetista disponha preliminarmente da carga máxima obtida por provas de carga. Assim, pode-se assumir que a execução de provas de carga tem por finalidade garantir a segurança dos projetos de fundações, além de reduzir os custos executivos, uma vez que possibilita projetos menos conservadores.
Contudo, apesar de sua importância na engenharia de fundações, ainda são poucos os engenheiros que entendem a real necessidade de execução destes ensaios. Ademais, uma quantidade menor ainda tem conhecimento acerca de como executar, quando executar, qual ensaio escolher, como projetar e como interpretar seus resultados.
Diante deste contexto, justifica-se o projeto em questão, uma vez que este tem por objetivo propor um curso onde serão apresentados os procedimentos técnicos para o dimensionamento, execução e interpretação de provas de carga à luz das recomendações das normas técnicas ABNT NBR 6122 e ABNT NBR 12131. Como resultado, espera-se colaborar com engenheiros, arquitetos, técnicos e estudantes no conhecimento acerca da tecnologia de provas de carga e sua importância para a engenharia de fundações.

Capacitar os estudantes e profissionais na execução e análise de provas de carga estáticas a compressão e tração, dos tipos: lenta, rápida e mista; tal como recomendado pelas normas ABNT NBR 12131 e ABNT NBR 6122.

• Categoria: Extensão

Estudantes universitários pertencentes a cursos de Engenharia Civil, Geologia e Arquitetura interessados em adquirir, reforçar ou aprimorar os conhecimentos em geotécnica e elaboração de projetos. Profissionais de Engenharia Civil, Geologia e Arquitetura que necessitem de conhecimentos em geotécnica e capacitação na elaboração de projetos de soluções de estabilização de maciços terrosos. Gestores de projetos que necessitem de maiores conhecimentos para avaliação de projetos e consultoria geotécnica acerca de soluções em estabilização de maciços de terra.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Prof. Me. Rafael Barreto Castelo da Cruz

Pesquisador do Grupo de Engenharia e Planejamento Urbano GEPE - URB do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com formação e experiência multidisciplinar. Atualmente as principais áreas de pesquisa em desenvolvimento abrangem a temática de instrumentos urbanísticos e metodologias participativas em planejamento urbano e abordagem multicriteriais de suporte ao processo decisório. Doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI/USP. Mestrado em Habitação, Planejamento e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT/US (2012). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2019). Graduação em Engenharia Civil com Ênfase em Transportes pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros – FEI – 2009.