Religiões são muito mais do que doutrinas, visões de mundo ou explicações sobre a vida. Elas se materializam e acabam por determinar atos simples, entretanto essenciais, do dia a dia, tais como comer. Como prova disso observa-se que virtualmente todas as religiões possuem algum tipo de prática envolvendo alimentos, além de uma visão particular sobre o ato de comer. Estas visões tornam-se tão enraizadas na sociedade e no indivíduo, e mesmo os que se dizem incrédulos reproduzem, sem ter consciência, das dietas modernas – veganismo, orgânicos, macrobiótica, etc. – demonstram pelo comportamento de seus adeptos características essencialmente religiosas, há um comprometimento religioso onde transgredir a dieta escolhida pode gerar uma culpa “pecaminosa”, de tempos em tempos alimentos são condenados como um grande mal – o ovo, o açúcar, o glúten...

Num mundo onde comer expressa nossa identidade, escolher o que, como e com quem comer, mais do que nunca, é uma ação que nos constrói física, social, moral e eticamente. Deste modo, compreender as motivações religiosas atuantes neste processo revela possíveis mecanismos ocultos deste ato tão corriqueiro, e ao mesmo tempo tão complexo que é o comer.

Das antigas religiões sacrificiais aos Novos Movimentos Religiosos da atualidade, passando pelas diferentes fases do Cristianismo, evidencia-se que toda vez que há mudanças no pensamento religioso, os hábitos alimentares também mudam. E, mesmo no nível individual é possível constatar que quando uma pessoa se converte a uma nova crença, converte também seus hábitos alimentares. Comer é um índice de mudanças sociais e individuais.

Proporcionar aos alunos conhecimento sobre um campo de estudos importante na área da ciência da religião e responder a uma demanda, ainda que em certo modo oculta, se faz presente em manifestações do público alvo que vem acorrendo aos cursos e estudos na área da ciência da religião.

• Categoria: Extensão

Direciona-se a um público geral interessado na contemplação sobre religião como fenômeno enraizado na vida humana.

• Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE