No contexto brasileiro atual, fica evidente a necessidade de qualificar e intensificar a participação dos cristãos na política. A não ocupação de espaços na sociedade, nos partidos políticos e nas esferas de poder institucional leva a que práticas anti-éticas e voltadas à satisfação de interesses particulares predominem na vida política, causando insatisfação e desesperança.

No entanto, os cristãos podem e devem participar da política, para contribuir com a atitude, os valores e os saberes sobre a pessoa humana e a sociedade que se originam das diversas tradições de pensamento cristão.

Neste sentido, o curso visa capacitar profissionais para investigação dos principais sistemas éticos e políticos da tradição ocidental, como foco sobre os pensadores cristãos sobre o tema. As aulas abrangem diferentes sistemas éticos e políticos, da antiguidade até a contemporaneidade, de modo a subsidiar os participantes para um debate crítico e multidisciplinar sobre seu tema, de grande urgência na sociedade atual.

Ampliar o repertório conceitual e capacidade dos alunos para pensar e analisar temas centrais do campo de conhecimento Ético e Político. Discutir as concepções da ética e da política aplicadas às práticas organizacionais, na sociedade civil, nos ambientes políticos, culturais e acadêmicos, nos quais esses conceitos devem ser incorporados pelos leigos e leigas aí inseridos, à luz do pensamento de inspiração cristã.

• Categoria: Extensão

Profissionais e Conselheiros envolvidos com a gestão das organizações da sociedade civil. Interessados em atuar na assessoria de partidos, representantes e candidatos políticos. Membros da comunidade acadêmica representada por pesquisadores, graduados e graduandos das áreas de Direito, Filosofia, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Administração e aqueles os quais possuem o desígnio de expandir seus conhecimentos no campo da política e da ética.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. José Roberto Abreu Mattos

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1995), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1991), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Filosofia pela Pontificia Studiorum Universitas a S. Thoma Aq. in Urbe - Angelicum (2008). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.