Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso parte das principais concepções teóricas para buscar resolver as seguintes questões: qual o papel do montador na sala de montagem? Como é, usualmente, a relação com o diretor? A sala de montagem é um local de diálogo? Quais são os principais problemas e soluções que aparecem frequentemente no trabalho de montador?

Tais questões serão de fundamental importância  para analisar a filmografia selecionada para, então, propor exercícios práticos do procedimento de montagem a partir de fragmentos de cenas e de filmagem realizadas com celular.


Objetivos

  • Apresentar os procedimentos de montagem a partir de seus aspectos teóricos e práticos.
     
  • Realizar experimentos de montagem

 

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais das áreas de cinema, games, roteiro, vídeo, e interessados em cinema de uma forma geral.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Diego Arvate

Graduado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP, foi professor convidado do mesmo curso e da mesma instituição durante o ano de 2018. Em 2019, produziu o material para a divulgação internacional do filme Democracia em Vertigem, de Petra Costa, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020.
Atuou de 2014 e 2017 como montador, roteirista e fotógrafo para a TV Folha, produzindo mais de 200 videoreportagens para o site da Folha de São Paulo. Entre os anos de 2013 e 2014, trabalhou como kinoatuador no Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, fabricando imagens para as projeções ao vivo das peças e para as transmissões online no site da companhia. No teatro, também trabalhou nas peças O terceiro sinal (2018), com Bete Coelho e direção de Ricardo Bittencourt, e O Julgamento Secreto de Joana D’Arc (2018), dirigida por Fernando Nitsch. Em sua atividade profissional no universo do cinema, merece destaque seu trabalho como montador, realizando os longas O Olhar do Boto (2017, dir. Gregório Gananian e José Roberto Aguilar) e Botafogo 77, Eternos campeões (2017, dir. Igor Ramos) - prêmio de menção honrosa no 8o. CineFoot . Também fez a montagem de uma série de outros curta metragens, dentre eles Sob o Céu do Atlântico (2015, dir. Bruna Carvalho Almeida) e Buracos Negros (dir. Nana Maiolini), vencedor do troféu FILME LIVRE!), na Mostra do Filme Livre do mesmo ano. Além da Folha, produziu vídeo reportagens para a Revista Brasileiros e para a BBC Brasil. Como jornalista, recebeu o Prêmio Folha em 2017, na categoria edição. No campo acadêmico, escreveu em 2012 a iniciação científica Ivan Cardoso: Uma Experiência do Cinema (Bolsa: CAPES/CNPQ), prêmio do ano de melhor trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação. Foi preparador e revisor de textos na Editora Moderna, durante o ano de 2014.
Em seus filmes autorais, revela-se o desenvolvimento de uma pesquisa onde as fronteiras do documentário e da ficção não se distinguem, marca cravada do território experimental. Seus principais trabalhos são os curtametragens Acaso Osasco (2016) e Pravida Extrevista Zimmerman (2015).

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC