Apresentação

No seu antológico ensaio sobre "A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica", Walter Benjamin (1975) propôs a expansão das fronteiras estéticas a partir da reprodução técnica. As técnicas reprodutivas de linguagem eram, na época de Benjamin, a fotografia e o cinema. Depois da foto e do filme, mídias ainda mecânicas, vieram a televisão e o vídeo, mídias eletrônicas, e hoje estamos convivendo com as redes, os dispositivos móveis, o ciberespaço. Isso tudo está produzindo reviravoltas nas concepções tradicionais de estética. Justamente por ter em vista repensar as novas questões estéticas que o acelerado desenvolvimento das mídias do nosso tempo está colocando em pauta é que este curso de extensão foi projetado. Pretende-se, portanto, estudar o potencial que as mídias apresentam para a criação de efeitos estéticos, quer dizer, efeitos capazes de acionar a rede de percepções sensíveis do receptor, regenerando e tornando mais sutil seu poder de apreensão das qualidades daquilo que se apresenta aos sentidos. Nossas tradicionais noções estéticas foram drasticamente alteradas, reclamando por estudos e discussões que levem em conta o desenvolvimento histórico das mídias e seus meios de produção de linguagem, assim como as teorias e criações específicas a que elas deram origem.

A fotografia é tomada como ponto de partida porque as estéticas das mídias hoje se sincronizam. Mídias precedentes não desaparecem quando surgem novas mídias. Ao contrário, elas vão se somando, complementando-se, interconectando-se. Embora o foco de interesse do curso esteja voltado mais propriamente para as estéticas digitais, começamos com a fotografia e o cinema porque uma das características mais importantes das estéticas digitais está na sua absorção e hibridização das estéticas midiáticas anteriores, as quais, aliás, estão cada vez mais sendo absorvidas pelo universo digital. A foto digital, as web-cams, os vídeos povoam o espaço cíbrido no qual todas as estéticas midiáticas se confraternizam na constituição de um tecido intrincado e complexo.

O curso está estruturado em aulas teóricas e práticas. Assim, ao fim do curso, o aluno estará apto a discutir o conteúdo programático, e a planejar e executar projetos dentro da mídia que for de sua escolha. O propósito é levar o estudante e profissional das mídias a compreender as relações entre as mídias e a perceber as potencialidades de cada mídia para a criação estética. Para isso, o curso será ministrado por profissionais especializados nas diferentes mídias que o curso engloba.


Objetivos

Levar o estudante e profissional das mídias a compreender as relações entre as mídias e perceber as potencialidades de cada uma para a criação estética. 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Estudantes e profissionais de uma diversidade de áreas, principalmente todas as áreas das comunicações, do design, da publicidade, das artes em geral, da arquitetura, da música e demais campos das humanidades. Também é de interesse dos profissionais ligados à computação, informação, educação, em suma, todos aqueles que desejam conhecer a evolução cultural propiciada pelas mídias a partir da invenção da fotografia. O público alvo, portanto, são os estudantes e profissionais em qualquer área do saber, interessados em atualizar seus conhecimentos em estéticas midiáticas.

  • Duração: 42 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga

Doutora em Teoria Literária (1973) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado (1993) pela Indiana University, IU Bloomington, Estados Unidos e livre-docência em Ciências da Comunicação (1993) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais (CIMID) e coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos na PUC-SP. Presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e membro executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, no México, desde 2004.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC