Educação Continuada

Estado, políticas públicas e cidadania

Extensão, On-line Síncrono

As organizações da sociedade civil (OSC) estão cada vez mais profissionalizadas, demandando colaboradores atualizados diante dos desafios do mercado, capazes de entender as relações com o Estado e a sua atuação em articulação com as políticas públicas. Esse campo de atuação têm gerado, cada vez mais, excelentes oportunidades de trabalho para profissionais com variados perfis.

O Curso de Extensão em Estado, políticas públicas e cidadania: referências para a atuação em organizações da sociedade civil, realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS) desde 2007, capacita os interessados para a análise dos fundamentos e das relações entre Estado, mercado e sociedade civil. São apresentados e discutidos conceitos fundamentais, como: estado democrático de direito, democracia, república, participação social e gestão pública. Faz-se também uma contextualização contemporânea das políticas públicas, enfatizando a participação e o controle social no seu desenvolvimento. A partir da caracterização da sociedade brasileira em sua diversidade e nas diversas expressões da desigualdade social, refletir-se-á sobre as transformações contemporâneas no papel do Estado e nas relações entre Estado e sociedade, tematizando os chamados segundo e terceiro setor, ou seja, o mercado e as organizações da sociedade civil. A partir daí torna-se possível aprofundar o estudo sobre as organizações da sociedade civil enquanto um setor social importante, complexo e heterogêneo, prestador de serviços de interesse público, atualmente sob um novo marco regulatório que amplia as condições para uma efetiva gestão social e para a maior profissionalização desse segmento.

A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas, apresentações, seminários, pesquisas de campo, discussão de artigos e de livros, exposição de trabalhos e debates.

Construir com os alunos uma avaliação crítica das relações entre Estado e Sociedade na contemporaneidade e analisar o papel e oportunidades colocadas às organizações da sociedade civil.

Objetivos específicos:

• Aprofundar a análise da realidade social em suas conexões com os campos de atuação das organizações da sociedade civil
  • Verificar sinergias possíveis nem alguns desafios contemporâneos, como a construção de uma sociedade democrática e participativa, na produção de bens públicos, de serviços sociais e nos processos de desenvolvimento social, contribuindo para a redução das desigualdades.
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Este curso é direcionado principalmente a gestores e colaboradores de Organizações da Sociedade Civil bem como pessoas que se interessam por causas sociais e pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.

• Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes

Possui Doutorado em Ciências Sociais/Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestrado em Ciências Sociais/Sociologia Política (1996) e Graduação em Ciências Sociais (1988), na mesma Universidade. Desde 2006 é professor Assistente Doutor do Curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração, Contábeis e Atuariais (FEA) PUC-SP. Membro do núcleo de estudos avançados do terceiro setor (NEATS), da PUC-SP. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre diversidade social e gestão da diversidade e sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. Membro da Pastoral Fé e Política, atua na área de formação política, cidadania e direitos humanos. Experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia e política urbanas, estudos da segregação socioespacial, diversidade social, cidadania e direitos humanos. Atualmente é Assistente Especializado da Pró Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, Curso Novo, Presencial