O curso Español en Escena é uma proposta de curso modular, sendo cada módulo  independente um do outro. Neste momento, estamos oferecendo o primeiro módulo, intitulado El cine español: De Saura, Almodóvar e Amenábar.  Este módulo destina-se tanto a pessoas interessadas em falar o espanhol com maior rapidez quanto aos que desejam ter acesso ou ampliar conhecimentos sobre cultura e cinema de língua espanhola. Assim, este curso oferece um maior dinamismo, rapidez e variedade de temas. Porém, ao mesmo tempo em que há o desenvolvimento de temas concernentes ao cinema e à arte audiovisual em geral de língua espanhola, as habilidades comunicativas do aluno são desenvolvidas por meio de diversas atividades ligadas aos filmes de cada diretor. Assim, o aluno poderá desenvolver as habilidades de produção e compreensão escritas e orais num contexto de cultura de forma lúdica e crítica, ao mesmo tempo em que poderá vivenciar a língua e apropriar-se dos conteúdos culturais apresentados.

Desenvolver a comunicação oral e escrita em Língua Espanhola, visando capacitar o aluno ao uso competente da língua nas várias situações da vida cotidiana; Colocar o aluno em contato com a cultura das diferentes comunidades falantes do espanhol; Dar ao aluno um panorama das artes plásticas, cinema, teatro,  literatura e música em espanhol; Promover um diálogo intercultural de maneira crítica; Permitir que o aluno conheça a origem da língua espanhola e a história recente da Espanha do fim do século dezenove até o momento atual.

• Categoria: Extensão

Este curso se destina a qualquer pessoa que já tenha concluído o Ensino Médio e esteja  interessada em desenvolver a comunicação oral e escrita em língua espanhola e ampliar os conhecimentos de cultura, especialmente os relacionados ao cinema espanhol contemporâneo. Não é necessário nenhum conhecimento prévio do idioma.

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Eliane Gonçalves, Doutora em Letras, pela Universidade de São Paulo; professora do Departamento de Linguística da PUCSP, instituição na qual, além de professora de espanhol, já exerceu as funções de coordenadora de curso de Letras Espanhol-Português, de curso de pós-graduação lato sensu Ensino de Espanhol para Brasileiros e de cursos de extensão em ensino de espanhol para fins específicos. Sua experiência docente centra-se no ensino e aprendizagem de língua espanhola para a educação básica e superior, língua espanhola para fins específicos, formação de professores de espanhol, metodologia de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e tecnologias aplicadas à educação.

Glória Cortes Abdalla

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa D'Avila (1995), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado, também em LAEL, na PUCSP (2013). Atuou como professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de 2005 a 2014, lecionando para a graduação licenciatura em Letras-espanhol, além de cursos como Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Jornalismo, Publicidade, Arte, Curadoria e Restauro, entre outros. Atuou, ainda, como docente no curso de Pós-graduação lato sensu "Ensino de espanhol para Brasileiros"da COGEAE-PUCSP de 2006 a 2014. Atuou como coordenadora do curso de extensão de espanhol para a COGEAE-PUCSP, e vice-coordenadora do curso de Letras-espanhol da PUCSP de 2011 a 2013. É professora titular da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) desde 2005, lecionando na Faculdade para o curso de Secretariado Executvio Trilíngue as disciplinas de língua espanhola e língua inglesa, além de ser responsável pela ofertas de cursos de extensão em espanhol para essa mesma instituição, incluindo as novas ofertas online. Fez parte de projetos de tradução para editoras nacionais tendo livros publicados como tradutora. Da mesma forma, trabalha na produção de livros didáticos de espanhol desde 2010, com publicações para o SME (Sistema Mackenzie de Ensino) e colaborações para as editoras Santillana e MacMillan. Igualmente, colaborou em 2015 em projeto para a Fundação Vanzolini na Formação de professores de espanhol ingressantes da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, elaborando conteúdos, materiais digitais e videoaulas. Atualmente, colabora em outros projetos para a Fundação Vanzolini em consultoria sobre curriculo e o novo BNCC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de espanhol, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, gêneros do discurso, elboração e avaliação de materiais didáticos, ensino da cultura, pesquisa em sala de aula, prática crítico reflexiva. (Texto informado pelo autor)