Educação Continuada

Espanhol Modular

Extensão, Curso Novo
48 horas por módulo

Apresentação

O Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo, a língua nativa de 7% da população mundial. Além de ser a língua oficial de mais de 20 países, só nos Estados Unidos existem cerca de 40 milhões de pessoas que falam espanhol. Do ponto de vista acadêmico, são mais de 16 mil publicações periódicas por ano e o espanhol é o segundo idioma para o qual mais se traduzem obras acadêmico-científicas. Em relação ao aspecto profissional, o espanhol é o segundo idioma mais procurado no mercado de trabalho brasileiro;  é um dos idiomas mais importantes nos encontros internacionais, políticos e de negócios e é a língua oficial da União Europeia, do MERCOSUL e da UNESCO. Ressalte-se, ainda, que a demanda para aprender espanhol aumentou mais do que o dobro nos últimos 10 anos e deverá ser incrementada pelo acordo Mercosul-Europa recentemente firmado.  Estima-se que hoje 520 milhões de pessoas falam o espanhol no mundo. Na Internet, a língua espanhola está em terceiro lugar entre as dez mais utilizadas, sendo mais de 344 milhões de usuários dessa língua no mundo virtual e,   além disso,  é o segundo idioma de maior penetração na Internet para a comunicação. Neste cenário, o aprendizado de espanhol, com qualidade, torna-se fundamental para a vida acadêmica e profissional de estudantes brasileiros.
Diante desse contexto, estamos oferecendo o curso Espanhol Modular, que é um curso geral de língua espanhola, organizado de forma modular, que visa a introduzir o estudante à prática e compreensão de expressão oral e escrita em língua espanhola, em diversos âmbitos da vida cotidiana e com o propósito de inseri-lo nesse contexto global, dando-lhe todos os instrumentos necessários para que ele se comunique amplamente com falantes do idioma em qualquer lugar do mundo, atuando e inter-relacionando-se com adequação linguística, discursiva e cultural.


Objetivos

O objetivo do curso é proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento de sua proficiência comunicativa em Língua Espanhola e para o seu crescimento global, intelectual, cultural e atitudinal, bem como promover o desenvolvimento da compreensão e produção oral e escrita em diferentes situações do cotidiano, de suas relações interpessoais com falantes do idioma e acesso a diferentes campos do trabalho ou acadêmicos, por meio do desenvolvimento de habilidades comunicativas, linguísticas e culturais, de maneira que o estudante consiga relacionar-se com falantes do idioma com naturalidade, sem esforço e com fluência

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Estudantes de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em aprender o idioma espanhol, com qualidade, em um ambiente acadêmico, com possibilidades de troca de experiências com estudantes de outros países. Interessados em geral que queiram aprender o idioma para se comunicar em viagens ou outros contextos cotidianos ou por necessidades profissionais.
    A partir do Módulo 2 do curso, os candidatos que não tenham realizado o módulo anterior na Instituição deverão realizar um Teste de Nivelamento para ser inserido no módulo correspondente ao seu nível de conhecimento.

  • Duração: 48 horas por módulo
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Eliane Gonçalves, Doutora em Letras, pela Universidade de São Paulo; professora do Departamento de Linguística da PUCSP, instituição na qual, além de professora de espanhol, já exerceu as funções de coordenadora de curso de Letras Espanhol-Português, de curso de pós-graduação lato sensu Ensino de Espanhol para Brasileiros e de cursos de extensão em ensino de espanhol para fins específicos. Sua experiência docente centra-se no ensino e aprendizagem de língua espanhola para a educação básica e superior, língua espanhola para fins específicos, formação de professores de espanhol, metodologia de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e tecnologias aplicadas à educação.

Professor em Destaque

Rodrigo Maia dos Santos

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Radialismo e Mestre e Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Experiência docente de 14 anos, nas áreas de Comunicação e Língua Portuguesa, com ênfase em Leitura e Produção de Textos e de Conteúdo, Linguística, Análise do Discurso, Mídias Digitais, História da Língua Portuguesa, Latim e Português como Língua Estrangeira. Atualmente, faz pós-doutoramento, na PUC-SP, sob a supervisão do professor João Hilton Sayeg-Siqueira. É professor do Departamento de Comunicação e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde atua nas áreas de graduação e pós-graduação. Foi coordenador-geral do Centro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Na mesma instituição, coordenou, por 2 anos, o Centro de Aprendizagem de Idiomas, com ênfase em Inglês, Espanhol, Italiano, Libras e Português para Estrangeiros. É professor do curso de Pedagogia, na Faculdade Suzano, UNISUZ. É membro da diretoria da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), Flórida, EUA. Atua na área de jornalismo, em emissoras de televisão, como TV Record e TV Bandeirantes, há 18 anos. É colunista do Jornal Link Record News, da TV Record News. É colunista do Portal R7, da Rede Record, com o blog “Português de Brasileiro”. É colunista do jornal Gazeta Brazilian News, na Flórida, EUA.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC