Nesse curso serão apresentadas formas de criar experiências imersivas e pervasivas através de escape rooms digitais e físicos, explorando diversas técnicas, modelos, ferramentas, narrativas, tecnologias e estratégias criativas para serem aplicadas em qualquer contexto voltado à formação de pessoas na educação formal e não-formal. Destacamos que o curso apresenta objetivos pedagógicos claros para aplicação da gamificação como estratégia educacional.
Os alunos matriculados contam com um pacote de arquivos para download com imagens, efeitos sonoros, ambientes 360º, entre outros arquivos e materiais de apoio como frameworks e canvas para planejamento de Escapes.
Objetivos
- Compreender os elementos e dimensões da gamificação e como utilizar a gamificação como estratégia educacional;
- Vivenciar a construção de um escape room, do planejamento à avaliação, explorando diferentes elementos com a intencionalidade voltada ao desenvolvimento de competências;
- Experimentação de diferentes estratégias e ferramentas para criação de narrativas, ambientes e desafios;
- Utilizar diferentes frameworks que proporcionem experiências educacionais que possam ser replicadas em comunidades de aprendizagem
Diferenciais do Curso
- Utilizamos a abordagem da Gamificação Criativa para embasar as experiências;
- Mural colaborativo de ferramentas digitais que podem ser (re)utilizadas em diversos contextos;
- Curadoria e compartilhamento de artigos, referências e outros materiais de estudo;
- Aulas divertidas e que mobilizam o compartilhamento e enriquecimento de experiências;
- Exemplos de escapes físicos e digitais em diferentes contextos de educação;
- Estamos sempre abertos para parcerias e publicações;
- Pacote de arquivos para download com imagens de uso livre, ambientes 360º e outros arquivos para otimizar a criação de Escapes.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Estudantes e profissionais da educação básica, técnica, superior, cultural ou corporativa em diferentes contextos. Interessados em gamificação, aprendizagem ativa, desenvolvimento de competências e jogos de fuga, com ou sem experiência no Design de Escape Rooms.
-
Duração: 15h
-
Local: Online
-
-
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Me. Fabiana Raulino
Professora atuante em coordenação pedagógica, consultoria na elaboração de planos de curso e formação de professores no Senac São Paulo. Atua junto ao Instituto Proa em coordenação pedagógica. Consultora técnica na T4 Interactive Games e CEO na Trampolean Experiências educacionais.
Professor em Destaque
Prof. Gabriel da Silva Bruno
Possui experiência nas áreas de aprendizagem criativa, fabricação digital, desenvolvimento web, mídias interativas, autoria e tutoria em aulas e cursos online. É autor e desenvolvedor de recursos educacionais abertos para criação de jogos de fuga.
Apresentação e organização do curso
Elementos e dimensões da gamificação
Gamificação como estratégia educacional
Gamificação Criativa
Por dentro de um Escape Room
Repertórios e Narrativas
Desafio 1
Desenvolvimento de competências
Ferramentas de apoio
Ferramentas digitais
Criando experiências potentes com a
Gamificação
Revisão e ampliação de conteúdos
Desafio 2
Compartilhamentos e encerramento
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valor total do curso:
• Matrículas até 22/05/2022
Matrícula de R$ 376,00 + 1 mensalidade de R$ 376,00 (Junho)
Início: 19 de maio de 2022
Término: 06 de junho de 2022
Horário: Terça e quinta-feira das 19h às 22h
Datas: Maio: 19,24,26,31 Junho: 02
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@fundasp.org.br
e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato).
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br