Educação Continuada

Escape Rooms: Criando Experiências Educacionais Imersivas

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Nesse curso serão apresentadas formas de criar experiências imersivas e pervasivas através de escape rooms digitais e físicos, explorando diversas técnicas, modelos, ferramentas, narrativas, tecnologias e estratégias criativas para serem aplicadas em qualquer contexto voltado à formação de pessoas na educação formal e não-formal. Destacamos que o curso apresenta objetivos pedagógicos claros para aplicação da gamificação como estratégia educacional.

Os alunos matriculados contam com um pacote de arquivos para download com imagens, efeitos sonoros, ambientes 360º, entre outros arquivos e materiais de apoio como frameworks e canvas para planejamento de Escapes.

- Compreender os elementos e dimensões da gamificação e como utilizar a gamificação como estratégia educacional;

- Vivenciar a construção de um escape room, do planejamento à avaliação, explorando diferentes elementos com a intencionalidade voltada ao desenvolvimento de competências;

- Experimentação de diferentes estratégias e ferramentas para criação de narrativas, ambientes e desafios;

- Utilizar diferentes frameworks que proporcionem experiências educacionais que possam ser replicadas em comunidades de aprendizagem

Diferenciais do Curso

- Utilizamos a abordagem da Gamificação Criativa para embasar as experiências;

- Mural colaborativo de ferramentas digitais que podem ser (re)utilizadas em diversos contextos;

- Curadoria e compartilhamento de artigos, referências e outros materiais de estudo;

- Aulas divertidas e que mobilizam o compartilhamento e enriquecimento de experiências;

- Exemplos de escapes físicos e digitais em diferentes contextos de educação;

- Estamos sempre abertos para parcerias e publicações;

- Pacote de arquivos para download com imagens de uso livre, ambientes 360º e outros arquivos para otimizar a criação de Escapes.

• Categoria: Extensão

Estudantes e profissionais da educação básica, técnica, superior, cultural ou corporativa em diferentes contextos. Interessados em gamificação, aprendizagem ativa, desenvolvimento de competências e jogos de fuga, com ou sem experiência no Design de Escape Rooms.

• Duração: 15h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Profa. Me. Fabiana Raulino

Professora atuante em coordenação pedagógica, consultoria na elaboração de planos de curso e formação de professores no Senac São Paulo. Atua junto ao Instituto Proa em coordenação pedagógica. Consultora técnica na T4 Interactive Games e CEO na Trampolean Experiências educacionais.

Prof. Gabriel da Silva Bruno

Possui experiência nas áreas de aprendizagem criativa, fabricação digital, desenvolvimento web, mídias interativas, autoria e tutoria em aulas e cursos online. É autor e desenvolvedor de recursos educacionais abertos para criação de jogos de fuga.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo