Educação Continuada
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Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
Este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais que serão capacitados para atuarem em projetos educacionais da cultura maker. Para alcançar este objetivo, pretende abordar aspectos relacionados à concepção, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos que envolvem a aprendizagem apoiada por ambientes do movimento maker.
A Educação que começa a responder às necessidades da "Indústria 4.0" ou da também chamada quarta revolução industrial, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e o movimento maker assim como muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria. O Ensino maker se faz presente no cotidiano, tornando-se um aspecto cultural e reproduzido entre os membros de uma dada coletividade. Podemos entender que a cultura "Hands on" ou "mão-na-massa" estão presents na criatividade dos sujeitos fazendo parte da história das relações humanas, constituindo um aspecto cultural, arraigado as dinâmicas sociais. Faz-se impraticável separar o humano de seus bens materiais, assim como bens simbólicos a ele subjacentes. A tecnologia aplicada a cultura maker, vista como objeto que demanda tanto aspectos simbólicos (conhecimento), quanto vida material, por meio do aparato digital construído são produzidos, reproduzidos e utilizados pela humanidade.
Desta maneira, aborda aspectos técnicos, pedagógicos e educacionais em ambientes que utilizem os ensinamentos maker, na formação de professores e profissionais na prática de produção de conteúdo para ensino e aprendizagem com ferramentas maker, assim como nas questões relacionadas as possibilidades e desafios que envolvam as tecnologias educacionais no mundo atual.
- Categoria: Extensão, Curso Online
-
Público-alvo:
Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos de robótica educacional na aprendizagem.
- Duração: 32 horas (16h presenciais + 16 EAD)
- Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Ma. Carla Luczyk
Graduada em Tecnologia em Processamento de dados, Especialista em Educação-Ciclo básico, Engenharia de software e Tecnologias educacionais. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de SP. Doutoranda na mesma instituição. Com uma experiência há mais de 30 anos em educação atuando como professora de robótica, Tecnologias educacionais, PBL – Project Based Learning, Ensino Maker e STEAM. Coordena diversos projetos multidisciplinares com games – Minecraft, Robótica com Lego, Sucata e Arduíno. Uma das idealizadoras e organizadoras da equipe de robótica Drobotagame. Organizadora de eventos e Técnica de equipe de robótica nos circuitos nacionais e internacionais. Autora de artigos sobre educação, robótica e projetos multidisciplinares e games. Na Área Educacional e Corporativa atua como consultora em Metodologias ativas, Games, Robótica, Minecraft e Ensino Maker.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
Coordenação
Prof. Dr. Cláudio Fernando André
Professora
Profa. Ma. Carla Luczyk
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Duração: 32 horas em um semestre. Sendo 2 encontros presenciais de 8 horas cada e mais 16 horas Online.
Tópico 1 – Introdução
a) História da educação e da indústria 4.0
b) Conceitos que envolvem o ensino maker
c) BNCC e os movimento maker
d) Ensino maker e suas aplicações
Tópico 2 – STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática
a) Metodologia de criação: Contextualizar, Construir, Analisar, Continuar
b) Ensino maker no STEAM
c) Oficina de criação maker: Mão-na-massa
Tópico 3 – Lego Digital Designer (LDD)
- Design thinking: Ambiente de criação
- Manifesto Maker
- Autoria Digital com movimento maker
Tópico 4 – Aprendizagem Baseada em Projeto
a) Método de Projetos e FabLab
b) Sequências Didáticas
c) Metodologias Ativas com movimento maker
Tópico 5 – EaD
a) Livros
b) Artigos
c) Google forms
d) Entrega do Projeto final
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
Turmas e Horários
Encontros Presenciais
9 de novembro 2019
16 de novembro 2019
Dia da semana: sábado
Horário: das 8h às 17h
Local
Campus Consolação - Unidade Educação ContinuadaInscrições
- Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, será gerado automaticamente um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
- Procedimentos de Matrícula: você receberá, em até 24h por e-mail, o link de acesso ao Portal Educacional onde serão gerados: o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração do aceite.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão, Curso Online
-
Público-alvo:
Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos de robótica educacional na aprendizagem.
- Duração: 32 horas (16h presenciais + 16 EAD)
- Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada
- INSCREVA-SEna lista de interesse