Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Ensino de Machi…

Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
Com base em iniciativas que visam à atualização dos componentes curriculares do Ensino Básico com a inserção do aprendizado sobre as tecnologias emergentes, este curso justifica-se tanto pela crescente relevância da educação para o desenvolvimento econômico social quanto pela ampliação da aplicação da inteligência artificial para o desenvolvimento de todas as áreas de conhecimento e para os produtos de uso cotidiano.
Conforme aponta o relatório do Fórum Econômico Mundial, em sua cúpula de 2020, destinado a orientar sobre as tendências da educação para os próximos anos (o que se denomina Educação 4.0), a formação das crianças precisa ser traçada para o protagonismo, a criatividade e o convívio produtivo com as tecnologias emergentes, ou seja, as competências para desenvolver novas tecnologias e para empregá-las em sua plenitude serão imprescindíveis para oferecer à sociedade futura melhores condições de vida. Por isso, é necessário iniciar, ainda na tenra idade, o ensino referente a um dos pilares da computação e da robótica: a inteligência artificial.
Dessa forma, compreender o processo de letramento promovido na Educação Básica, como um percurso que engloba, em sua esfera de objetivos formativos, o letramento digital, significa promover competências textuais múltiplas, incluindo a capacitação para desenvolver algoritmos e entender o seu funcionamento nas máquinas com as quais, cada vez mais, convive a humanidade.
Há, atualmente, ferramentas pedagógicas acessíveis e eficientes, oferecidas por respeitadas organizações internacionais, destinadas ao ensino de Machine Learning na Educação Básica, para que ele ocorra de forma gradual e adequada a todas as séries. As mudanças propostas pela BNCC têm favorecido, aos currículos estaduais e municipais, a introdução de itinerários formativos com os conteúdos pautados em computação e robótica. Como a Inteligência Artificial é essencial tanto para a computação quanto para a robótica, é inevitável abordá-las com a devida contribuição dos estudos e da prática de Machine Learning.
O curso pretende explicar a professores as estratégias pedagógicas e as ferramentas disponíveis para que possam explorar esse tema no seu programa de curso, desde as primeiras séries do ensino fundamental.
Neste momento, em que há crescente sinergia entre os impactos disruptivos da computação quântica, da computação ubíqua e da inteligência artificial, a educação está à mercê de mudanças inevitáveis, para as quais se faz preciso compatibilizar o currículo ao cotidiano do futuro cidadão. Desta forma, este curso contribui para difundir a combinação de novas práticas pedagógicas e novos temas curriculares concernentes, por exemplo, às práticas de programação voltadas para Machine Learning no espaço e no tempo escolares destinados à programação tradicional.
Objetivos
- Objetivos Gerais:
Considerando-se a necessidade de formação e atualização de professores que possam contribuir na criação de planos pedagógicos de integração de conteúdos curriculares capazes de contemplar novos itinerários formativos, sob as condições didáticas das novas metodologias, propomos, como objetivo geral deste curso, apresentar as bases de Machine Learning, a maneira como podem ser ensinadas desde as primeiras séries e quais são as ferramentas disponíveis para sua prática em sala de aula.
- Objetivos Específicos:
Para que os objetivos gerais sejam alcançados, apresentar-se-á
· os principais paradigmas de Machine Learning;
· as ferramentas básicas para a sua programação;
· os passos para a construção de um plano pedagógico que abarque o ensino de Machine Learning;
· um exemplo prático, passo a passo, de elaboração e desenvolvimento de um curso de Machine Learning para alunos do Ensino Fundamental, que poderá servir como modelo para os professores que pretendam iniciar essa prática na escola.
- Categoria: Extensão, Curso Online
-
Público-alvo:
Professores interessados em conhecer e elaborar projetos para cursos de Machine Learning nas escolas em que atuam.
- Duração: 40 horas
- Local: Online
- INSCREVA-SE

Prof. Me. Luís Rogério da Silva
Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, mestre em Linguística Informática pelo Departamento de Linguística e Semiótica da FFLCH/USP, bacharel e licenciado em Física pelo IFUSP. É especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUCSP e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Universidade de Irvine-California. Possui larga experiência em ensino de computação e robótica na Educação Básica, tendo sido, inclusive, Deputy Leader da delegação brasileira a representar o Brasil na International Olimpiad of Informatics em 2004 e mentor de projetos de robótica para a educação básica ganhadores de prêmios na Robocup. É diretor da Robótica Brasil; fundador e coordenador geral do TJR ? Torneio Juvenil de Robótica, do ITR ? International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots
Saiba MaisCorpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
COORDENAÇÃO
PROFESSORES
Prof. Me. Luís Rogério da Silva
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
- Inteligência Artificial: Conceitos Básicos.
- Inteligência Artificial: Aplicações.
- Algoritmos: Conceitos Básicos.
- Algoritmos: Exemplos do cotidiano.
- O que é programação.
- Pseudocódigo: Gêneros textuais/instrução.
- A programação como letramento.
- As linguagens de programação.
- A prática da programação.
- Os paradigmas de programação para Machine Learning.
- Ensino de Machine Learning por Gamificação.
- As plataformas e as ferramentas para ensino de programação.
- Uso das ferramentas de programação em Machine Learning.
- Atividades práticas de Machine Learning em Educação Básica.
- Uso das ferramentas para Machine Learning em aula.
- Scratch, C e outras linguagens aplicadas a Machine Learning.
- Scratch em Machine Learning.
- Projetos educacionais para Machine Learning.
- Propostas de projetos para Ensino Fundamental.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Desconto
*Desconto não acumulativo.
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/12 até 22/01/2021
Matrícula de R$ 460,00 + 3 mensalidades de R$ 460,00 (Março a Maio)
Com o desconto de 20% até o dia 20/01/2021:
Matrícula de R$ 368,00 + 3 mensalidades de R$ 368,00 (Março a Maio)
Turmas e Horários
Início: 29 de março de 2021
Término: 31 de maio de 2021
Horário: Segunda-feira das 19h às 21h
Curso Online
Serão 4 horas semanais, 2 horas/aulas síncronas no período e horário indicado acima e 2 horas/aulas assíncronas durante 10 semanas.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Online
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão, Curso Online
-
Público-alvo:
Professores interessados em conhecer e elaborar projetos para cursos de Machine Learning nas escolas em que atuam.
- Duração: 40 horas
- Local: Online
- INSCREVA-SE