Educação Continuada

Ensino de Línguas Estrangeiras: possibilidades e desafios

Extensão, EAD
40h cada módulo

O curso Ensino de Línguas Estrangeiras: Possibilidades e Desafios justifica-se pela demanda de formação de professores em serviço que atuam em escolas de idiomas, escolas bilíngues, instituições escolares, públicas ou particulares e, mais especificamente, em contextos complexos e diversos tão comuns nos dias de hoje. Nossa proposta é levar os docentes de Inglês, Espanhol e Português como língua não materna/ Português Língua Estrangeira a refletirem sobre o papel de cada língua no contexto local e global, a discutirem as similaridades e diferenças entre seus respectivos ambientes de ensino e sobre as metodologias adequadas ao público-alvo de cada área. Inserido na modalidade EaD, o curso está dividido em dois módulos de 40h cada.

• Levar o participante a discutir o papel das línguas estrangeiras, especialmente do Inglês, Espanhol e Português como língua não materna/PLE no contexto nacional e global, tendo como base os documentos oficiais norteadores de ensino e os exames de proficiência;
  • Refletir sobre metodologias para o ensino de línguas, considerando as necessidades do aprendiz e seu contexto;
  • Repensar as práticas de linguagem, a relação língua e cultura e o material didático.
  • Categoria:Extensão, EAD

O curso destina-se a professores de línguas estrangeiras - Inglês, Espanhol, Português como língua não materna/Português Língua Estrangeira), coordenadores de escolas, graduados e graduandos que desejam aperfeiçoar e compartilhar seu conhecimento sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.

• Duração:40h cada módulo
  • Local: EaD
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Graduada em Língua Espanhola e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo e Doutora em Letras pela mesma Universidade, é professora do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da PUCSP, tendo lecionado disciplinas de língua e literatura espanhola, de língua e cultura, linguística do espanhol, metodologias de ensino de línguas, espanhol para fins específicos e tecnologias aplicadas à educação. Além de docente, ocupou cargos de coordenação de cursos de graduação, especialização e extensão na área de ensino e aprendizagem de língua espanhola.. Desenvolve pesquisa na área de línguas estrangeiras e tecnologias aplicadas à educação e é coordenadora do Simpósio Internacional de Temas em Tecnologia e Currículo.

Profa. Dra. Maria Aparecida Caltabiano

Doutora pela UNICAMP e Mestre pelo LAEL-PUC-SP, é professora da PUC-SP há muitos anos; tem trabalhado com formação de professores de línguas, materna e estrangeira e formação de tradutores. As pesquisas são principalmente na área da Linguística Aplicada, com temas relacionados a ensino-aprendizagem de línguas (L1 e L2), educação bi/multilíngue, ao uso de tecnologias na educação, elaboração e avaliação de materiais didáticos e à análise e uso de linguagem em contextos variados.

Durante muitos anos fez parte da equipe de editoração e publicação de revistas acadêmicas da PUC-SP: Revista Delta e Revista Intercâmbio, ambas da área de Letras e Linguística.

Especialização, Curso Novo, Presencial
Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo