Educação Continuada

Economia Urbana e Gestão Pública

1 ano e meio–370 horas (268h presenciais+102h EAD)

O curso apresenta estas e outras discussões centrais no âmbito da Economia Urbana e Gestão Pública por meio de uma estrutura curricular que atende os elementos necessários para um curso atual que possibilita consistente formação e visão crítica da dinâmica social, econômica, urbana e das políticas públicas (aspectos de uma mesma realidade).
Analisa os pressupostos e contornos das políticas públicas, à luz do contexto macroeconômico mais abrangente. Isto será feito por meio de um enfoque interdisciplinar que se justifica em função das múltiplas dimensões temáticas e das diversas escalas espaciais envolvidas.

Analisar os mecanismos de articulação das escalas locais, regionais, nacionais e globais, nas condições da nova geografia de poder mundial, e avaliar seu impacto na qualidade de vida, nos parâmetros de funcionamento do poder estatal, nos requisitos de governança, nos padrões de utilização do espaço e, sobretudo, nas condições para alcançar um desenvolvimento socioeconômico integrado e abrangente nas grandes cidades globais – e na metrópole de São Paulo, em especial.

• Categoria: Especialização

Portadores de diploma de curso superior na(s) área(s) de arquitetura e urbanismo, economia, ciências sociais, direito, comunicação, engenharia, relações internacionais, administradores do setor público e privado e áreas afins.

• Duração: 1 ano e meio–370 horas (268h presenciais+102h EAD)
  • Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Antonio Corrêa de Lacerda

Graduado (1981) e mestre (1998) em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor (2003) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor e coordenador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP, onde também coordena o Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (DEPE). Professor convidado na Fundação Dom Cabral e na Fundação Instituto de Administração (FIA), diretor do Centro Internacional Celso Furtado, membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Conselho Temático de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Prof. Dr. Alexandre Abdal Cunha

Graduado (2005), mestre (2008) e doutor (2015) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GEP-FGV/EAESP) e pesquisador no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Pesquisador nas áreas de Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Econômica, Economia Regional e Avaliação de Políticas Públicas, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento urbano e regional, cidades, planejamento regional e urbano, inovação, conhecimento, mercado de trabalho e ensino superior. É autor do livro São Paulo, Desenvolvimento e Espaço: a Formação da Macrometrópole Paulista, pela Editora Papagaio.

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo