Educação Continuada

A urbanização acelerada e as mudanças tecnológicas nas últimas décadas produzem uma nova geografia de poder no mundo, com centros metropolitanos e regiões que assumem crescente importância na economia e política globais. Ao contrário do que se pensava há 20 anos, as grandes metrópoles não deixaram de ser pontos estratégicos de poder: transformadas em plataformas da globalização contemporânea, elas reúnem as potencialidades e as mazelas típicas de nossa era.

Curso de Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública aborda a viabilização de soluções eficientes e sustentáveis na gestão de grandes espaços urbanos. Com enfoque interdisciplinar e corpo docente altamente qualificado, destaca os novos parâmetros que orientam o desenho e a implementação de políticas públicas em um contexto macroeconômico, no âmbito das diversas escalas espaciais envolvidas. Os participantes são capacitados para analisar os mecanismos de articulação das escalas locais, regionais, nacionais e globais e seu impacto na qualidade de vida, nos parâmetros de funcionamento do poder estatal, nos padrões de utilização do espaço e nas condições para o alcance de um desenvolvimento socioeconômico integrado, tendo a região metropolitana de São Paulo como paradigma de estudo.

Propiciar a análise e discussão a) das novas tendências da economia mundial e de seus impactos territoriais nas grandes cidades; b) da vinculação da economia e da geografia nos grandes centros urbanos e c) dos instrumentos de gestão que podem interferir nessas tendências, na ótica do interesse público.

• Categoria: Especialização

Graduados em Administração de Empresas, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais, Relações Internacionais e demais profissionais interessados no assunto.

• Duração: 2 anos - 450 horas
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Antonio Corrêa de Lacerda

Graduado (1981) e mestre (1998) em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor (2003) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor e coordenador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP, onde também coordena o Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (DEPE). Professor convidado na Fundação Dom Cabral e na Fundação Instituto de Administração (FIA), diretor do Centro Internacional Celso Furtado, membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Conselho Temático de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Prof. Dr. Alexandre Abdal Cunha

Graduado (2005), mestre (2008) e doutor (2015) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GEP-FGV/EAESP) e pesquisador no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Pesquisador nas áreas de Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Econômica, Economia Regional e Avaliação de Políticas Públicas, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento urbano e regional, cidades, planejamento regional e urbano, inovação, conhecimento, mercado de trabalho e ensino superior. É autor do livro São Paulo, Desenvolvimento e Espaço: a Formação da Macrometrópole Paulista, pela Editora Papagaio.