Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Economia Solidá…

Economia Solidária e Cooperativismo: Uma Abordagem Emancipatória
Apresentação

O curso introduz aos princípios e valores da Economia social e solidária e do cooperativismo, que já contam com uma longa história no país, como uma relevante perspectiva para combater as enormes desigualdades sociais e fomentar práticas econômicas solidárias e emancipadoras. Revisitando a trajetória de Paul Singer - referência na construção da economia solidária no país - e perspectivas inovadoras, a partir da atuação da Cooperativa Mondragon, o curso se debruça de forma prática sobre a viabilidade de empreendimentos cooperativos, contribuindo para a formação de novos agentes dedicados a esse objetivo.
Diferenciais
Conteúdos pertinentes tanto para pessoas que já atuam e querem aprofundar seus conhecimentos como para iniciantes, que desejam abrir caminhos para a atuação nessa área;
Os docentes têm vasta experiência e reconhecimento em suas áreas de atuação;
Vivência prática no Armazém do Campo, do MST, uma inovadora experiência de economia solidária e articulação campo-cidade.
Objetivos
Capacitar interessados na organização e gerenciamento adequado de Cooperativas sob a perspectiva da Economia Solidária, fornecendo insumos e reflexões para a aplicação prática em empreendimentos sociais coletivos.
Apontar tendências em relação a esse campo já consolidado da economia solidária, como a tendência emergente da economia de plataformas (com uso de meios digitais).
Estimular e favorecer a inclusão social por meio das iniciativas de geração de renda para as comunidades vulneráveis.
- Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Verão
-
Público-alvo:
Gestores de empreendimentos sociais e solidários; público interessado no Cooperativismo e Economia Solidária; acadêmicos e pesquisadores da temática; membros da sociedade civil que buscam insumos e conhecimentos para suas práticas cotidianas nas cooperativas; estudantes em geral; gestores e funcionários técnicos de políticas públicas de governos locais, estaduais e nacional.
- Duração: 20h
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SE

Aguinaldo Lima
Aguinaldo Lima Contador, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, sócio da ALL CONTABILIDADE, consultor e assessor de Organizações da Sociedade Civil – OSCs e de Empreendimentos Econômicos Solidários - EES, diretor do Instituto Redes Para o Desenvolvimento, entidade de apoio e fomento a Economia Solidária, Conselheiro do Banco do Povo Crédito Solidário – BPCS, organização de microcrédito e microfinanças, integrante do Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira e foi da diretoria executiva da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

Prof. Dr. Arnoldo José Guevara de Hoyos Guevara
Possui graduação em Engenharia Química e Matemáticas pela Universidade de Nuevo Leon - México (1961), tem mestrado em Engenharia Nuclear do PRNC na Universidade de Puerto Rico - USA (1965) , doutorado em Estatística - University of California - Berkekley USA (1970) , e fez pos-doutorado na Universidade de Oxford - UK ( 1985 ). É representante no Brasil da World Future Society, e do Projeto Milênio rede internacional de pesquisadores que analisa prospectivamente o futuro em relação a 15 grandes desafios globais, e publica anualmente seu informe State of The Future, publicação que, nas palavras do Secretario Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon : ".. propociona invaluaveis insights sobre o futuro das Nações Unidas , seus Estados Membros , e a Sociedade Civil " . Fundador e diretor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP. É professor da pós-graduação em Administração da PUCSP. Áreas de Interesse atual: Métodos Quantitativos , Estudos do Futuro, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Conhecimento Valores e Consciência. Publicou em co-autoria o livro Da Sociedade do Conhecimento a Sociedade da Consciência pela Editora Saraiva; e outros sendo o mais recente Educação para a Era da Sustentabilidade.
Saiba MaisCorpo Docente
Aguinaldo Lima
Contador, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, sócio da ALL CONTABILIDADE, consultor e assessor de Organizações da Sociedade Civil – OSCs e de Empreendimentos Econômicos Solidários - EES, diretor do Instituto Redes Para o Desenvolvimento, entidade de apoio e fomento a Economia Solidária, Conselheiro do Banco do Povo Crédito Solidário – BPCS, organização de microcrédito e microfinanças, integrante do Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira e foi da diretoria executiva da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Participou da agenda de elaboração da Lei 13.019/14 e atua como multiplicador do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e como formador na área de gestão e contabilidade para a Economia Solidária.
Arnoldo Hoyos
Possui graduação em Engenharia Química e Matemáticas pela Universidade de Nuevo Leon - México (1961), tem mestrado em Engenharia Nuclear do PRNC na Universidade de Puerto Rico - USA (1965) e doutorado em Estatística - University of California - Berkekley USA (1970). Foi contratado pela OEA para trabalhar na formação de professores de Estatística de Latinoamérica no CIENES no Chile; e em 1978 foi convidado para vir como professor de Estatistica na Unicamp até sua aposentadoria. Realizou pós-doutorado na Universidade de Oxford - UK (1985). Posteriormente tornou-se Professor da Pontifícia Universidade de São Paulo - PUCSP, onde lhe foi outorgado o diploma de Notório Saber em Estudos do Futuro e de Professor Emérito. É representante no Brasil do Millennium Project Milênio (www.millennium-project.org) rede internacional de pesquisadores que analisa prospectivamente o futuro em relação a 15 grandes desafios globais, e publica anualmente seu informe State of The Future (http://www.millennium-project.org/millennium/publications.html). Fundador e diretor do Núcleo de Estudos do Futuro - NEF da PUCSP. Publicou em coautoria o livro “Da Sociedade do Conhecimento à Sociedade da Consciência” pela Editora Saraiva. A publicação mais recente é “Educação para a Era da Sustentabilidade”. É o fundador e responsável pela Cátedra Ignacy Sachs de Desenvolvimento Sustentável da PUCSP ( http://www5.pucsp.br/catedraignacysachs/catedra.html ) que pública e divulga as atividades em andamento nesse campo de estudos. É o fundador e editor da Revista de Inovação e Sustentabilidade RISUS da PUCSP (https://revistas.pucsp.br/risus).
Marcelo Gomes Justo
É associado fundador e diretor executivo do Instituto Paul Singer. É sociólogo com mestrado e doutorado em Geografia Humana pela USP. Realizou pós-doutorado sobre Agroecologia e Comunas da Terra, junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe da Unesp. Foi pesquisador associado no IPPRI/Unesp, consultor junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e professor universitário. Organizou a coletânea: Paul Singer - Urbanização e Desenvolvimento, coedição Autêntica e Fundação Perseu Abramo, entre outras publicações.
Naxto Devicente
Economista formado em Ciencias Economicas pela Universidad del Pais Vasco com especialização em desenvolvimento internacional. Trabalhou em várias corporações internacionais antes de ingressar na COPRECI, parte da rede de cooperativas MONDRAGON, com sete unidades de produção internacionais. Devido ao seu interesse contínuo em projetos sociais e artísticos, ingressou em 2019 na MUNDUKIDE, ONG de transformação social e solidariedade internacional da MONDRAGON. Ele promove os valores cooperativos e trabalha junto às cooperativas filiadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil por meio da implementação de um Sistema de Gestão específico e da transformação das relações humanas. Recentemente, fez uma especialização em Direitos Humanos e cidadania gobal para defender de forma mais eficaz as organizações cooperativas como forma de reduzir as desigualdades sociais. (ndevicente@mundukide.org).
Pedro Aguerre
É graduado em Ciências Sociais (1988), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde desenvolveu o Mestrado em Ciências Sociais/Sociologia Política (Dissertação: A cidade dividida: um estudo sobre o mercado de trabalho industrial e urbanização na cidade de São Paulo, 1996) e o doutoramento em Ciências Sociais/Política (Tese: Periferia: um estudo sobre segregação socioespacial na cidade de São Paulo, 2003). Atualmente, é professor Assistente Doutor da Faculdade de Economia e Administração, Contábeis e Atuariais (FEA) PUC-SP. Atua na Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, como Assistente Especializado, contribuindo com o desenvolvimento de políticas culturais e comunitárias da Universidade. Participa da coordenação do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS /PUC-SP e integra a coordenação acadêmica do Fórum de combate ao Racismo do MPT (Ministério Público do Trabalho)
Estrutura Didática
Aula 1: Tributo a Paul Singer: uma perspectiva emancipatória
Aborda as reflexões e conceituações sobre a economia solidária do Prof Paul Singer e o contexto em que foi concebida na segunda metade dos anos 1990 e a atuação na Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), de 2003 a 2016.
Aula 2-a: Economia solidária como princípio de integração social
- Desenvolvimento do espírito comunitário.
- Princípios da Encíclica “Fratelli Tutti” e da “Economia de Francisco”
- Uma visão ecossistêmica e socialmente integrativa
- Biomimética: aprendendo com a natureza (princípios e exemplos)
Aula 2-b: Título: Dimensionamento das desigualdades socioeconômicas segundo os ODSs e perspectivas para uma nova economia
Análise da realidade brasileira, à luz dos Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODSs), por meio dos seus objetivos, metas e indicadores. A partir dessa realidade, marcada por retrocessos nos indicadores sócio-ambientais apresenta-se a importância de estimular os caminhos de uma nova economia, solidária e inclusiva, em rede e o estímulo à cidadania ativa.
Aula 3: Experiência Cooperativa em Mondragon: Novas perspectivas para o Cooperativismo no Brasil
- Experiência Cooperativa Mondragon
- Princípios e valores nas Cooperativas: sustentabilidade econômica, social e ética.
- Cooperativas como ferramentas contra a desigualdade social: a economia do futuro.
- Novos desafios da nova economia: as cooperativas de Plataforma.
Aula 4: Formalização e gestão dos empreendimentos econômicos solidários – EES
Apresentar a necessidade e as possibilidades de formalização dos EES, e os principais aspectos da gestão financeira, administrativa e contábil, visando a sustentabilidade econômica e social, a garantia de direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores envolvidos e o exercício democrático na gestão das atividades e na alocação dos resultados.
Aula 5: Vivência de campo e Mesa redonda no Armazém do Campo
A atividade no Armazém do Campo objetiva conhecer as facetas desse inovador e recente mecanismo de distribuição da produção agropecuária sustentável e de realizar uma mesa-redonda com os gestores responsáveis pela iniciativa.
Valores
Valor da parcela do curso:
• Valor da parcela para matrículas até 22/12/2023
Matrícula de R$ 490,00 + 1 mensalidade de R$ 490,00 (Janeiro)
Turmas e Horários
Período: de 29/01 a 02/02/2024
Turno: Manhã
Dia da semana: de Segunda a Sexta-feira
Horário: das 08h30 às 12h30
Inscrições
- Procedimentos para Matrícula: após o preenchimento da inscrição serão gerados automaticamente:
- Comprovante de inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Caso o responsável financeiro não seja o próprio aluno, é necessário que o responsável efetivo assine o Termo de aditamento ao contrato de prestação de serviços educacionais. Esse documento deverá ser solicitado pelo e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e após preenchido, deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Contas a receber.
- Efetivação de matrícula: a matrícula será efetivada após o pagamento da primeira parcela.
Monte Alegre
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição, no Portal de Inscrições, sendo que o aluno responsabiliza-se por sua absoluta exatidão e veracidade. Para verificar se há documentos pendentes, acesse a Central do Candidato. Regras para entrega de diploma estrangeiro: os diplomas de graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
Necessidade de sala tecnológica para atividades com uso de mídias e atividades pedagógicas com recursos digitais
Matricule-se
- Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Verão
-
Público-alvo:
Gestores de empreendimentos sociais e solidários; público interessado no Cooperativismo e Economia Solidária; acadêmicos e pesquisadores da temática; membros da sociedade civil que buscam insumos e conhecimentos para suas práticas cotidianas nas cooperativas; estudantes em geral; gestores e funcionários técnicos de políticas públicas de governos locais, estaduais e nacional.
- Duração: 20h
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SE