Educação Continuada

Extensão, Presencial, Escola de Verão

dolltar Valores: saiba mais

banner-topocurso-escolaverao2024.jpg

O curso introduz aos princípios e valores da Economia social e solidária e do cooperativismo, que já contam com uma longa história no país, como uma relevante perspectiva para combater as enormes desigualdades sociais e fomentar práticas econômicas solidárias e emancipadoras. Revisitando a trajetória de Paul Singer - referência na construção da economia solidária no país - e perspectivas inovadoras, a partir da atuação da Cooperativa Mondragon, o curso se debruça de forma prática sobre a viabilidade de empreendimentos cooperativos, contribuindo para a formação de novos agentes dedicados a esse objetivo.

Diferenciais

Conteúdos pertinentes tanto para pessoas que já atuam e querem aprofundar seus conhecimentos como para iniciantes, que desejam abrir caminhos para a atuação nessa área;

Os docentes têm vasta experiência e reconhecimento em suas áreas de atuação;

Vivência prática no Armazém do Campo, do MST, uma inovadora experiência de economia solidária e articulação campo-cidade.

Capacitar interessados na organização e gerenciamento adequado de Cooperativas sob a perspectiva da Economia Solidária, fornecendo insumos e reflexões para a aplicação prática em empreendimentos sociais coletivos.

Apontar tendências em relação a esse campo já consolidado da economia solidária, como a tendência emergente da economia de plataformas (com uso de meios digitais).

Estimular e favorecer a inclusão social por meio das iniciativas de geração de renda para as comunidades vulneráveis.

• Categoria: Extensão, Presencial, Escola de Verão

Gestores de empreendimentos sociais e solidários; público interessado no Cooperativismo e Economia Solidária; acadêmicos e pesquisadores da temática; membros da sociedade civil que buscam insumos e conhecimentos para suas práticas cotidianas nas cooperativas; estudantes em geral; gestores e funcionários técnicos de políticas públicas de governos locais, estaduais e nacional.

• Duração: 20h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • Valores:

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Aguinaldo Lima

Aguinaldo Lima Contador, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, sócio da ALL CONTABILIDADE, consultor e assessor de Organizações da Sociedade Civil – OSCs e de Empreendimentos Econômicos Solidários - EES, diretor do Instituto Redes Para o Desenvolvimento, entidade de apoio e fomento a Economia Solidária, Conselheiro do Banco do Povo Crédito Solidário – BPCS, organização de microcrédito e microfinanças, integrante do Conselho Fiscal da Cáritas Brasileira e foi da diretoria executiva da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

Prof. Dr. Arnoldo José Guevara de Hoyos Guevara

Possui graduação em Engenharia Química e Matemáticas pela Universidade de Nuevo Leon - México (1961), tem mestrado em Engenharia Nuclear do PRNC na Universidade de Puerto Rico - USA (1965) , doutorado em Estatística - University of California - Berkekley USA (1970) , e fez pos-doutorado na Universidade de Oxford - UK ( 1985 ). É representante no Brasil da World Future Society, e do Projeto Milênio  rede internacional de pesquisadores que analisa prospectivamente o futuro em relação a 15 grandes desafios globais, e publica anualmente seu informe State of The Future, publicação que, nas palavras do Secretario Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon : ".. propociona invaluaveis insights sobre o futuro das Nações Unidas , seus Estados Membros , e a Sociedade Civil " . Fundador e diretor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP. É professor da pós-graduação em Administração da PUCSP. Áreas de Interesse atual: Métodos Quantitativos , Estudos do Futuro, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Conhecimento Valores e Consciência. Publicou em co-autoria o livro Da Sociedade do Conhecimento a Sociedade da Consciência pela Editora Saraiva; e outros sendo o mais recente Educação para a Era da Sustentabilidade.

Pós-Graduação Lato Sensu, Curso Novo
Pós-Graduação Lato Sensu