Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O último ano foi marcado por algumas iniciativas do governo federal contra a discussão dos impactos da política de austeridade sobre os direitos humanos da população. É o caso, por exemplo, do voto contrário à renovação do mandato do relator especial sobre dívida externa e o gozo de direitos humanos, Juan Pablo Bohoslavsky na Organização das Nações Unidas (ONU) em 23 de março de 2017; e da recusa a menos de um mês da missão oficial ao Brasil à vinda do relator em fevereiro de 2018.

O presente curso procurará evidenciar como esses casos são exemplos de uma dimensão pouco ou quase nada explorada na literatura, qual seja, o choque entre as diferentes percepções de violência e sua utilização num projeto político por atores específicos de nossa sociedade. O questionamento sobre a definição de violência faz sentido a partir de perspectiva construtiva, de acordo com a qual palavras e conceitos não são universais e a históricos, mas construídos histórica e culturalmente como categorias da experiência humana (GUZZINI, 2000, p. 149; BOHAN, 1996, p. xvi), mas não apenas isso.

Num contexto em que parte da teoria política tradicional define o próprio Estado pela violência, é imprescindível evidenciar que os termos do debate não são evidentes. No caso da austeridade fiscal, por exemplo, mais do que uma atividade de gestão qualquer, é possível reenquadrar o debate em termos da violência constituinte de tal política e das opções que foram feitas para que fosse adotada.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Graduandos e pós-graduandos em administração pública, ciências sociais, direito, filosofia, políticas públicas e relações internacionais. Profissionais das respectivas áreas que tenham interesse em ampliar o conhecimento sobre o tema.

  • Duração: 36 horas
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Elaini C. G. da Silva

Possui graduação em Direito (2002), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutorado, foi pesquisadora visitante do programa desiguALdades.net da Universidade Livre de Berlim e do Instituto Ibero-Americano (2010-2011) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) (2011). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Centro Universitário FECAP . É pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e diretora do Orbis - Centro de Estudos em Direito e Relações Internacionais. Tem experiência na área de Direito Internacional com análises sociojurídicas com ênfase nos conflitos entre economia e meio ambiente, direitos humanos e/ou gênero, bem como na relação entre política externa e democracia.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC