Educação Continuada

Mãos abertas segurando um globo com vários dispositivos ligados a ele

Direito e ESG: Governança Corporativa e Compliance Socioambiental

dolltar Valores: saiba mais

A demanda por investimentos sustentáveis é uma realidade jurídica, social, econômica e humanitária. Expressões como ESG, green bonds e sustainable finance inundam o mercado e expressam, ao mesmo tempo, o propósito e o alto nível de governança corporativa a que esses tipos de investimento e novos produtos financeiros estão submetidos, impactando diretamente no posicionamento de empresas, financiadores, investidores e operadores do Direito. Nesse contexto, é apresentado um panorama sobre a adoção de boas práticas de governança corporativa e compliance socioambiental que permitam às organizações, investidores em geral e demais participantes do mercado, a converterem e gerirem portfólios sustentáveis, em prol de uma gestão de risco qualificada e socio-ambientalmente responsável.

O curso visa capacitar o aluno a ter uma visão crítica sobre os aspectos jurídicos do processo de integração da agenda ESG na gestão empresarial e suas etapas, abordando: (i) fontes, fundamentos, fatores do ESG; (ii) principais agentes, standards e metodologias; (iii) desafios jurídicos e principais propostas regulatórias do mercado europeu, americano e brasileiro; (iv) instrumentos de governança corporativa e compliance socioambiental, gestão de portfólios; e (v) etapas do processo de integração ESG.

• Categoria: Extensão, Presencial

O curso se destina a empresários, executivos, advogados, gestores, compliance officers, administradores, economistas, membros de conselhos de administração e diretorias, órgãos reguladores, analistas, investidores em geral e demais profissionais participantes do mercado (bancos, fundos de investimentos, private equities, securitizadoras, corretoras e distribuidoras de títulos de valores mobiliários, familly offices, agências de risco) envolvidos na cadeia de gestão e integração da agenda ESG.

• Duração: 30h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • Valores:

• INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Clarissa Ferreira Macedo D’Isep

Advogada, parecerista, consultora, coordenadora, professora e pesquisadora. Doutora em Direito Ambiental pela Université de Limoges – França. Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Pós-Graduação Stricto Sensu de Direito PUC/SP. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Direito e Desenvolvimento Sustentável e do Curso de Direito Contratual da PUC/SP. Líder dos Grupos de Pesquisa: Direito e Sustentabilidade e Diplomacia de Sustentabilidade. Sócia-fundadora da Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). Membro da CIDCE, SFDE, International Law Assotiation - ILA e do Instituto por um Planeta Verde. Membro das Comissões de Direito Civil da OAB/SP. Membra fundadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP e Consultiva da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP.

Pós-Graduação Lato Sensu, Curso Novo
Pós-Graduação Lato Sensu