Apresentação

Os filmes de cinema podem ser vistos como reveladores de valores e significados culturais e, nesse sentido, com potencial educativo: tanto sua linguagem quanto seus temas propiciam a reflexão sobre a produção cultural. Ao levar o observador/leitor a posicionar-se criticamente, contextualizando e questionando seus elementos constitutivos, os filmes propiciam uma reflexão sobre juízos de valor, significados morais, informações e ideologia contidas nas mensagens veiculadas.

Nessa perspectiva, o Curso de Extensão Diálogos entre Filosofia, Cinema e Humanidades: o Cinema como Construção do Conhecimento aborda a relação entre filmes de cinema e textos teóricos, de modo que alguns conceitos trabalhados por importantes autores da Filosofia e das Ciências Humanas sejam analisados sob o filtro da linguagem cinematográfica. Nas aulas, investigam-se os diferentes modos como os filmes apresentam sua própria noção de verdade e parte-se do pressuposto de que conceitos teóricos aparecem na linguagem cinematográfica, legitimados, ampliados ou refutados.


Objetivos

Fornecer subsídios para o desenvolvimento das competências de leitura, análise e interpretação de filmes em geral; motivar o participante para utilizar o cinema como recurso pedagógico; promover divulgação de filmes de interesse para discussão de temas de Filosofia ou Ciências Humanas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Graduandos e graduados em Filosofia e Ciências Humanas em geral (Ciências Sociais, História, Direito etc.); educadores interessados em utilizar o cinema em contexto escolar. 

  • Duração: 72 horas (2 módulos de 36 horas)
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC