Apresentação

O objeto de estudo deste curso é a evolução do design digital. Novas pesquisas científicas nas áreas da infocognição, Psicologia Positiva e Economia Comportamental trazem possibilidades teóricas para o design como disciplina e práticas para o design como ofício. A importância de uma suplementação dos métodos vigentes de design ocorre num momento em que o usuário encontra-se cercado por ambientes digitais ultra desenhados. Ambientes que priorizam fatores como performance e conversão em detrimento do bem-estar subjetivo do usuário. A cultura digital em rede cria novos hábitos e estimula comportamentos muitas vezes discordantes da principal meta dos usuários: a construção da felicidade.

A demanda por designers mais protagonistas nas decisões estratégicas nas empresas cresce cada vez mais. Num cenário onde os dispositivos móveis embarcam a grande maioria das interações e impulsionam a adoção de outros aparatos tecnológicos, o designer enfrenta o grande desafio de definir o seu propósito de trabalho. A discussão sobre o propósito do designer contribuirá para a reflexão sobre a prática profissional e para a criação de novos métodos e ferramentas. O bem-estar subjetivo nas interações humano-computador será explorado como um direcionador estratégico em potencial nos projetos de design digital.


Objetivos

Capacitar os participantes em novas abordagens do design digital centrado no humano. Promover a discussão sobre o propósito profissional do designer, incorporando a visão do Design Positivo como linha mestre de estudo.

Objetivos Específicos

a) Identificar abordagens filosóficas que embasam a reflexão sobre o design de experiências
b) Explorar modelos e técnicas de persuasão aplicadas ao design de interação
c) Formar uma base de conhecimento sobre aspectos cognitivos e emocionais da experiência
d) Discutir métodos de pesquisa para o entendimento das emoções nas interações humano-computador
e) Promover a discussão sobre o Design Positivo nos ambientes tecnológicos, munindo os participantes de argumentos e estudos científicos acerca da felicidade
f) Exercitar o desenho de soluções digitais que promovam o bem-estar subjetivo dos usuários

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Designers de produtos, serviços (SD) e experiências (UX), pesquisadores, gestores de projetos digitais, comunicadores, universitários e profissionais interessados nas abordagens do Design Thinking e do Design Positivo aplicadas aos ambientes tecnológicos.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Luciano Lauri Pires

Luciano é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) e especialista em design de experiências em ambientes digitais, atuando profissionalmente em projetos de grande porte e alcance. É também instrutor e coordenador de cursos corporativos nas disciplinas relacionadas a UX e Design Thinking.

Sua trajetória profissional teve início em estúdios de design gráfico e agências de propaganda, onde desenvolveu um olhar estético aprimorado e sustentado por princípios de marketing e de branding. Foi um dos pioneiros a trabalhar o design de interfaces digitais para grandes marcas, especializando-se em disciplinas relacionadas à experiência do usuário. Atualmente é Especialista de UX na divisão de canais digitais do Banco Itaú e professor de cursos de pós-graduação da FIAP.

A formação acadêmica inclui:

a) Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP, 2017);

b) Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP, 1995)

Professor em Destaque

Sergio Roclaw Basbaum

"A Fenomenologia da Percepção e sua relação com o Design"
É músico e artista multimídia, Bacharel em Cinema pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), com Pós-Doutorado em Filosofia pela UNESP. Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona no PPG-TIDD -- Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - apontando seu percurso interdisciplinar na direção das ciências cognitivas, como resultado natural de seu processo de pesquisa, já há mais de 15 anos examinando as relações entre arte, tecnologia e percepção.

Professor em Destaque

Luli Radfahrer

"Linguagem e Comunicação nas interações homem-computador"
Luli é professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Tem vasta experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Digital, Design de Interfaces, Experiência do Usuário e comportamento social em redes Interativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Digital e seus impactos na sociedade; Educação, tecnologia e ensino à distância; Interfaces Naturais e Inclusão Digital; Interação Humano-Computador; Inovação; Design de interfaces digitais; e Dinâmica de comunidades online.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC