Educação Continuada

Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Voz

A utilização da voz profissional (em sala de aula, teatro, cinema, rádio, televisão, exercício da profissão que necessite do falar, etc.) exige certos recursos por parte do orador, tais como exercícios de relaxamento (global e específico), diafragma ágil e porção muscular forte, exercícios de respiração, colocação vocal, dicção, articulação, expressão vocal, timbre e dinâmica vocal (sons de intensidade mais fraca até a fortíssima). Enfim, exige a utilização da voz em nível de excelência. O trabalho vocal neste curso de Extensão Cultural proposto busca propiciar ao orador a aquisição dos recursos citados acima a fim de desenvolver maior fluência vocal, embelezamento do timbre, expressividade vocal pessoal e artística. A fala é muito importante para o ser humano e a dificuldade de comunicação pode ser crucial para o sucesso ou insucesso de muitas atividades profissionais, até mesmo em relacionamentos pessoais. Portanto, este curso também diz respeito às pessoas que se utilizam da voz falada no cotidiano.

Muitas vezes situações emocionais são evocadas na utilização da voz e terminam por dificultar a realização da fala, seja em articulação ou ressonância. Há assim, uma imbricação entre o lado emocional do sujeito e a emissão da voz falada. Portanto, a importância de um curso que

visa proporcionar ainda a segurança na fala, envolvendo aspectos complexos físico-emocionais, se faz presente para os que necessitam falar em público, quer sejam oradores em empresas ou atores, professores, locutores, magistrados do Direito, jornalistas, entre outros.

O curso se desenvolverá em aulas semanais durante 16 aulas e on-line. A atividade vocal remota se mostrou muito produtiva no período de pandemia em nossas aulas na graduação na PUC-SP. Em outros cursos de Extensão por nós ministrados no COGEAE em ocasiões anteriores, houve sempre muita procura de alunos do interior do país, e por este motivo também, foi adotada a docência a distância. Deste modo, amplia-se a abrangência de oportunização de excelência no trabalho vocal.

Desenvolver um trabalho vocal quanto aos recursos necessários para a melhoria, fluência e densidade de uma voz profissional (professores, teatro, direito, jornalismo, rádio, televisão, profissões que fazem uso da fala lidando com o público, etc), assim como da melhoria da voz cotidiana, quanto ao desenvolvimento de diafragma, respiração, dicção, impostação e expressão vocal.

• Categoria: Extensão

Profissionais e estudantes da voz das áreas de Direito, Teatro, Educação, Cinema, Televisão, Rádio, Jornalismo e qualquer pessoa que esteja interessada na melhoria de sua voz e de sua Expressão Vocal.

• Duração: 32h
  • Local: Online