Este curso tem como propósito o desenvolvimento de jogos interessados, em específico os jogos jornalísticos (newsgames), desde os conceitos teóricos que fundamentam sua especificidade até a implementação de mecânicas eletrolúdicas em engines de criação de jogos (Construct 2 e Unity 3D). Outras aplicações vislumbradas pelo curso incluem os jogos eletrônicos para publicidade (advergames) e os jogos de mobilização política e artística.

Por conta de sua abordagem ampla e do uso de software acessível aos leigos em programação, o público-alvo não se restringe aos desenvolvedores de jogos; o curso foi pensado para incluir profissionais de jornalismo, marketing, publicidade, educação e do terceiro setor.

O curso trata-se de uma resposta à tendência contemporânea à ludificação do trabalho e da comunicação, que se manifesta tanto na criação de atividades baseadas em jogo quanto na criação de jogos per se. Aqui, o foco reside propriamente na criação de jogos que atendam a interesses além do mero entretenimento.

Destarte, por conta da discussão contemporânea sobre o papel dos jogos interessados (também conhecidos como serious games) e sua intrínseca diferença em relação aos jogos desinteressados (ou jogos autotélicos), o curso apresenta-se como relevante também para desenvolvedores experientes e interessados na cultura lúdica em geral.

Este curso é oferecido na modalidade de duplo selo, parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Rede Brasileira de Estudos Lúdicos. A Universidade contribui com sua tradição de excelência em ensino, tanto por sua estrutura quanto pela qualidade de seus professores; a REBEL é uma associação sem fins lucrativos que busca a vanguarda do agir lúdico, trazendo perspectivas inovadoras ao debate.

Capacitar os participantes a conceber roteiro e desafios, bem como desenvolver jogos para jornalismo, publicidade e outros interesses, por meio de engines de criação (Construct 2 ou Unity 3D).

• Categoria: Extensão

Alunos de graduação e pós-graduação das áreas de jornalismo, design gráfico, jogos digitais, publicidade, artes, propaganda, cinema, audiovisual e cursos afins, bem como profissionais de comunicação em geral e interessados nos estudos lúdicos, na criação de jogos e na comunicação ludificada. Requisitos de acesso: noções básicas de uso de computadores.

• Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Me. Ernane Guimarães Neto

Possui mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital; graduação e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: alegoria, arte, ética e ludologia. (Texto informado pelo autor)