AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O diagnóstico da crise da democracia persiste e a insistência nas dicotomias políticas parece nos condenar a um beco sem saída. As redes sociais contribuem para a confusão de conceitos, estimulando cada vez mais posicionamentos raivosos. Como se criou esse impasse? Quais são as vertentes ideológicas engendradas na era moderna que se estendem claudicantes ao século XXI? Após as revoluções do final do século XVIII, a liberdade, a igualdade e a felicidade pública se estabeleceram como novas demandas políticas, concomitantes ao início da consolidação de um sistema econômico fundamentado na ideia de progresso que defendia a liberdade da política. Este curso pretende apresentar e esclarecer esse processo de oposição pelo exame de diagnósticos do século XIX, pela compreensão dos elementos do totalitarismo, do predomínio dos termos maniqueístas no pós-guerra e do recrudescimento da crise da democracia nessas primeiras duas décadas do século XXI.

• Apresentar os principais elementos das vertentes políticas da era moderna.

• Elucidar os diagnósticos sobre a política pós-revolução e pós-guerra e os desafios de suas heranças no contexto do século XXI.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Todos os interessados no tema.

• Local: Online
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Adriana Carvalho Novaes

Possui graduação em Filosofia, mestrado em Ciências da Comunicação e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Fez estágio de pesquisa para o doutorado na New School for Social Research. É pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da FFLCH da Universidade de São Paulo. Autora dos livros O canto de Perséfone, Hannah Arendt no século XXI: a atualidade de uma pensadora independente e Cultivar a vida do espírito: a política do pensar de Hannah Arendt (no prelo).

E-mail:adriananovaes@usp.br