As redes de computadores são a base da comunicação e a troca de informação entre pessoas e coisas. A segurança digital é vital para manter tudo conectado, por  isto  é  necessário  a  capacitação   de  profissionais  para  que  estes conheçam normas  e  requisitos  técnico  para   adequação  de  redes  com  e  sem  fio  ao  mundo  e  ao  ecossistema  em  que  vive.

Este curso dará ao aluno o conhecimento necessário para entender como funciona segurança digital e quais são as principais ferramentas e vetores de ataque utilizados para um ataque em uma rede de computadores, através de exercícios práticos, onde o aluno irá realizar as técnicas de invasão aprendidas durante o curso em laboratório controlado, tornando um curso 100% hands-on.

Compreender os fundamentos teóricos, metodológicos, pedagógicos, tecnológicos e práticos sobre segurança em redes de computadores nos ajuda a entender como os conceitos vêm sendo transformados ao longo do tempo, principalmente em função da comunicação por meio dos dispositivos digitais.

Familiarizar  os  discentes  sobre  a  necessidade  de  gerenciamento  de  redes  de  computadores  com  e  sem  fio,  suas vulnerabilidades  que  podem impactar  em  ataques  e  colocar  em  risco  pessoas,  processos  de  negócios  e  empresas.

• Categoria: Extensão

Profissionais ou  futuros  profissionais  da  área  de  Segurança  de  TI, Engenharia,  Computação,  Sistemas  de  Informação  e  profissionais  que queiram  se  aprofundar  na  área  de  cybersecuty  e  entender  como  esta fascinante  área  vem  evoluindo  e  se  tornando  um  grande  eixo  inovador  e provedor  de  empregos  no  Brasil  e  no  exterior.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Maria Inês Lopes Brosso Pioltine

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 6) no Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC). Membra Consultiva do Comitê de Tecnologia de Informação da ABNT/SP. Consultora na área de Segurança Cibernética. Possui experiência de mais de 30 anos no desenvolvimento de software seguro e em implantação de projetos de infraestrutura de centros de operações de segurança. Consultora e gerente de projetos de pesquisas em empresas de grande porte do setor industrial e financeiro. Linhas de Pesquisa: Cybersecurity, Cyberintelligency, Segurança em Sistemas Financeiros, Desenvolvimento Seguro de Aplicativos, Gestão de Identidade e Controle de Acesso, Mecanismos de Autenticação Contínua, Sistemas Biométricos, Políticas de Segurança Adaptativas, Criptografia e IoT.