O curso aborda a neurociência como um campo do conhecimento científico que pode subsidiar o fazer educativo. Define qual é o campo de estudo da neurociência: seu objeto; sua metodologia de pesquisa e explicita conceitos prévios sobre anatomia e fisiologia cerebral necessários à articulação com o campo da educação, visto a partir da visão sócio-histórico-cultural. Da perspectiva dessa conexão, enfatiza o fenômeno da aprendizagem e suas funções: atenção, memória e emoção como fatores de caráter biopsicossocial. Apoiada nessa dupla base conceitual, discute o papel do professor e ressalta a indissociabilidade dos aspectos biológicos, sociais e psicológicos, intrinsicamente entrelaçados na constituição humana.
Objetivos
Geral:
- Desenvolver uma concepção integrada de ser humano que entrelace as dimensões biológica, social e psicológica, por meio de conceitos neurocientíficos e da visão educacional sócio-histórica-cultural, de modo a propiciar fundamentos teórico/práticos para um exercício educacional mais crítico.
Específicos:
- Reconhecer a neurociência como campo científico.
- Discutir educação com base na visão sócio-histórico-social-cultural e explicitar os nexos viáveis com a neurociência.
- Compreender e explicar o processo de aprendizagem e suas respectivas funções (atenção, memória e emoção/sentimento) da perspectiva da neurociência e suas implicações na ação pedagógica.
- Demonstrar por meio de análise de casos uma visão integrada de ser humano.
Diferenciais
O que diferencia o curso é o foco constante na relação entre teoria e prática. Busca-se em cada aula, em cada atividade proposta, uma sólida fundamentação teórica nos dois campos envolvidos – educação e neurociência - com o intuito de iluminar a prática pedagógica concreta trazida pelos participantes: professores e alunos. Portanto, a voz do aluno é parte integrante do conteúdo.
Sobre o Curso
-
Categoria: Extensão, Presencial
-
Público-alvo:
Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e de outros diferentes cursos. Coordenadores e Diretores de escola.Aceita-se quartanistas do Curso de Pedagogia.
-
Duração: 32h
-
Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
-
INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque
Profa. Dra. Neide Barbosa Saisi
Graduada em pedagogia e psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é mestre e doutora em Psicologia da Educação pela mesma Universidade, onde é professora titular. Participante de comissões, representações e de trabalhos técnicos, coordenou o curso de Pedagogia por quatro gestões, foi ouvidora pública da Universidade e vice-chefe do Departamento de Fundamentos da Educação. Criou e coordenou o curso de Extensão Universitária que articula educação e neurociência desde 2009. Pesquisa nesta área, com artigos publicados.
Saiba Mais
Professor em Destaque
Prof. Dr. Carol Koliniak Filho
Graduado em Educação Física e Técnicas Desportivas pelas Faculdades Integradas de Guarulhos. Mestre e doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é professor associado. Tem experiência na formação de professor com ênfase em ensino-aprendizagem. Atua nos temas: Educação Física, desenvolvimento e aprendizagem, o corpo, a motricidade humana em sua dimensão biológica, social e cultural, jogos e brincadeiras. Participou da criação e docência do curso de Extensão Universitária que articula educação e neurociência desde 2009. Pesquisa nessa área, com artigos publicados.
Saiba Mais
1. O que é a neurociência.
1.1. Visão geral da estrutura e funcionamento do sistema nervoso humano: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).
1.2. A anatomia do SNC: a área cortical e subcortical; os hemisférios, os lóbulos; o cérebro, o tronco encefálico e o cerebelo. As funções de cada estrutura.
1.3. As células nervosa: neurõnios e gliais. Estrutura, função e processo de comunicação. Platicidade cerebral e aprendizagem.
2. O que é a visão educacional sócio-histórica-cultural e sua relação com a neurociência. Vygotisky e Wallon.
3. Aprendizagem e suas funções: atenção, memória e emoção. como a neurociência explica esses fenômenos e suas implicaçoes na ação pedagógica. O papel do professor: processo ensino-aprendizagem e relação professor-aluno.
Campus Monte Alegre - Educação Continuada
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br