O Curso de Extensão Construindo uma Prática de Letramento para Formação de Leitores visa a contribuir para a solução de um problema socialmente relevante – o ensino de leitura –, com base na investigação e construção de uma prática de leitura, o Pensar Alto em Grupo, que pressupõe mudança de papéis do professor como agente de letramento e dos alunos como protagonistas. De inspiração freireana e caráter dialógico, as atividades de leitura com o Pensar Alto em Grupo promovem o raciocínio inferencial e dão voz e vez aos leitores para que expressem ('pensem alto') suas ideias, sentimentos e experiências. Estabelece-se um diálogo que estreita os laços entre os participantes: estes desenvolvem aptidão para a cooperação e para a construção do sentido coletivamente, num movimento que antecede, e ao mesmo tempo reflete, muitas das competências incentivadas hoje pela BNCC.

Proporcionar atualização de conhecimento sobre leitura e promover o desenvolvimento de pesquisa sobre o tema na área de Linguística Aplicada.

• Categoria: Extensão

Professores e pesquisadores de língua materna e estrangeira; educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados.

• Local: Campus Monte Alegre - Cogeae
  • INSCREVA-SE