AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso “A construção de uma prática dialógica de leitura: formando leitores na perspectiva da BNCC” pretende fornecer um conhecimento teórico-prático, apresentando diferentes teorias de leitura e letramento, assim como realizando eventos de leitura coordenados para que os participantes vivenciem a prática de letramento, denominada Pensar Alto em Grupo, foco central deste curso. Desse modo, o curso pretende apontar novos caminhos para o ensino-aprendizagem de leitura.

De inspiração freireana e caráter dialógico, as atividades de leitura com o Pensar Alto em Grupo promovem o raciocínio inferencial e dão voz e vez aos leitores para que expressem ('pensem alto') suas ideias, sentimentos e experiências. Estabelece-se um diálogo que estreita os laços entre os participantes: estes desenvolvem aptidão para a cooperação e para a construção do sentido coletivamente, num movimento que antecede, e, ao mesmo tempo, reflete muitas das competências incentivadas hoje pela Base Nacional Comum Curricular (doravante BNCC). As vivências que serão oportunizadas durante o curso, embasadas na prática dialógica de leitura Pensar Alto em Grupo, têm, por objetivo específico, o desenvolvimento de competências presentes na BNCC

Contribuir para o aprimoramento do  ensino-aprendizagem de leitura, propondo uma prática de letramento coerente com  a concepção de leitura como uma prática social complexa que implica mudanças de  papéis do professor e dos alunos.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Professores e pesquisadores de língua materna e estrangeira e educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados, que queiram atualizar seu conhecimento em leitura ou desenvolver pesquisa em leitura, mais especificamente na área da Linguística Aplicada. Professores das áreas de Ciências Humanas em geral, cujo trabalho requer conhecimentos sobre teorias de leitura.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Mara Sophia Zanotto

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), Professora titular do Departamento de Português e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEIM/ CNPq, que desenvolve o Projeto de pesquisa sobre A construção de uma prática dialógica de letramento: Confrontando desafios. Tem orientado muitas pesquisas de mestrado e doutorado, que contribuíram muito para a construção da prática de letramento do Pensar Alto em Grupo.

Profa. Dra. Telma Franco Diniz Abud

Doutora em Estudos da Tradução pela USP (2018), com estágio no Centro de Pesquisa em Literatura Infantil da Faculdade de Educação de Cambridge. No doutorado, investigou a recepção de poesia infantil junto a crianças brasileiras e estrangeiras, via Pensar Alto em Grupo. No mestrado (UFSC, 2012), analisou e traduziu para o inglês uma seleção de poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. É tradutora e pesquisadora e coedita a revista Cadernos de Literatura em Tradução (USP).

Profa. Ma. Vivian Maria Marcondes

Doutoranda Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Matemática (Mathema); pós-graduada em Psicopedagogia (Universidade Metodista); graduada em Pedagogia. Atuante há 22 anos como professora, em escolas da rede particular e pública de São Paulo. Formadora de professores em cursos de extensão universitária.

Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto