Educação Continuada

A Construção de Uma Prática Dialógica de Letramento: formando leitores na perspectiva da BNCC

Extensão, On-line Síncrono

O curso de extensão “A construção de uma prática dialógica de letramento: formando leitores na perspectiva da BNCC” visa contribuir para uma mudança paradigmática no ensino-aprendizagem de leitura, rompendo com as práticas monológicas cristalizadas no contexto escolar e procurando construir uma prática dialógica de letramento, que dá voz e vez aos leitores para que possam expressar as suas ideias, sentimentos e experiências ao pensarem alto em grupo de forma colaborativa na leitura de um texto.

A prática dialógica de letramento se denomina Pensar Alto em Grupo e está afinada a proposta da BNCC, como a de não só formar o leitor como um construtor e negociador de sentidos, mas também desenvolver competências de natureza socioafetiva.

Para atingir esse objetivo o curso pretende propiciar a construção de um conhecimento teórico-prático para elucidar o que significa ser um construtor e negociador de sentidos, assim como compreender os pressupostos e implicações da prática dialógica, que possibilitam a formação do leitor reflexivo e crítico.

Contribuir para o aprimoramento do  ensino-aprendizagem de leitura, propondo uma prática de letramento coerente com  a concepção de leitura como uma prática social complexa que implica mudanças de  papéis do professor e dos alunos.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Professores e pesquisadores de língua materna e estrangeira e educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados, que queiram atualizar seu conhecimento em leitura ou desenvolver pesquisa em leitura, mais especificamente na área da Linguística Aplicada. Professores das áreas de Ciências Humanas em geral, cujo trabalho requer conhecimentos sobre teorias de leitura.

• Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Mara Sophia Zanotto

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), Professora titular do Departamento de Português e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEIM/ CNPq, que desenvolve o Projeto de pesquisa sobre A construção de uma prática dialógica de letramento: Confrontando desafios. Tem orientado muitas pesquisas de mestrado e doutorado, que contribuíram muito para a construção da prática de letramento do Pensar Alto em Grupo.

Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, On-line Síncrono