A grande quantidade de matérias jornalísticas e entrevistas sobre economia divulgada diuturnamente pela mídia traz um desafio de selecionar as informações relevantes e compreender a complexa conjuntura econômica.
A maioria das informações nacionais e internacionais está disponível em bancos de dados públicos. Podem ser baixadas em sistemas BI e em planilhas. O grande desafio é a organização, estruturação e análise desses dados e a melhor maneira de acompanha-los, através de painéis gráficos, os chamados Dashboards - um conjunto de gráficos que permitirá acompanhar de forma atualizada o pulso da economia.
Para dominar essas ferramentas, é necessário conhecimento tanto dos conceitos econômicos quanto dos principais índices e informações.
O curso de Conjuntura Econômica Brasileira – análise de dados visa proporcionar aos alunos não só as ferramentas básicas para entender as discussões macroeconômicas, mas também a ter uma compreensão crítica e analítica da conjuntura.
Existe um número elevado de profissionais que entende que os conhecimentos em macroeconomia se tornaram cada vez mais necessários para suas atividades cotidianas. Pode-se destacar jornalistas, advogados, analistas financeiros e administradores como profissionais que atuam diretamente com o tema proposto.

Permitir a compreensão e a análise da economia brasileira atual, das variáveis macroeconômicas que a determinam e da relação entre elas.

• Categoria: Extensão

Jornalistas, economistas, advogados, administradores, analistas financeiros e público em geral, desde que graduados ou cursando a graduação.

• Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Antonio Corrêa de Lacerda

Graduado (1981) e mestre (1998) em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor (2003) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor e coordenador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP, onde também coordena o Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (DEPE). Professor convidado na Fundação Dom Cabral e na Fundação Instituto de Administração (FIA), diretor do Centro Internacional Celso Furtado, membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Conselho Temático de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Luis Nassif

Vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se nos anos de 2003, 2005 e 2008, em eleição direta da categoria. Também recebeu o Prêmio iBest de Melhor Blog de Política, em eleição popular e da Academia iBest. Foi o primeiro jornalista a trabalhar com informações online, através da Agência Dinheiro Vivo, e a utilizar intensivamente as planilhas eletrônicas. Através da seção Dinheiro Vivo, na Folha de São Paulo, e do boletim Guia Financeiro, passou conceitos de matemática financeira a toda uma geração de gestores financeiros. Em abril de 2013, Nassif lançou o piloto do jornal eletrônico GGN, "o jornal de todos os Brasis", um projeto jornalístico cujo propósito é aprofundar temas relevantes pouco abordados pela mídia convencional, tais como gestão, inovação, direitos sociais, justiça de transição etc., além de fazer uma cobertura comentada das notícias do dia.

Extensão, Curso Novo