Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Comunicação e M…
Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil
Apresentação
Com as mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos, o mundo está cada vez mais conectado, digital e sem fronteiras. A rapidez com que as informações estão disponíveis e circulam entre diferentes públicos alvos, demandam cada vez mais transparência, profissionalização e assertividade dos processos de comunicação. Isto pode ser visto como oportunidade ou como forte ameaça ao ativismo de causas e às organizações da sociedade civil. Cabe aos profissionais e as organizações estarem, sistemicamente, preparados.
Diante do desafio de gerar visibilidade, fortalecimento e sustentabilidade financeira às organizações da sociedade civil, o posicionamento da marca e da comunicação são ferramentas indispensáveis para o fortalecimento da imagem da organização e para a atração de investidores. Por outro lado, cabe aos profissionais terem uma visão crítica e apurada em como parcerias com empresas podem ser estruturadas.
O Curso de Extensão em Comunicação e Marketing Social para Organizações da Sociedade Civil está estruturado de forma a dar aos profissionais uma ampla visão sobre atuação de comunicação e marketing neste setor, mesmo para os que não são especialistas.
A metodologia do curso prevê aulas expositivas e participativas; discussão de campanhas publicitárias, filmes e peças de comunicação; estudos de caso; aulas práticas e apresentação de trabalhos. A carga horária é composta por atividades presenciais e desenvolvimento de atividades práticas a serem executadas e entregues pelos alunos.
Objetivos
Apresentar os conceitos básicos de Comunicação e Marketing e sua aplicabilidade na ativação de causas e nas Organizações da Sociedade Civil.
Objetivos Específicos:
-
Apresentar ferramentas e ações para ampliação da visibilidade e da sustentabilidade institucional;
-
Destacar a importância do posicionamento da marca e da comunicação para o fortalecimento institucional;
-
Contextualizar a transição do marketing tradicional para o marketing digital;
-
Apresentar tendências e experiências de comunicação, marketing, marketing digital e novas mídias;
-
Analisar casos de sucesso de parcerias entre Organizações Sociais e Causas e Empresas;
-
Avaliar o impacto das ações de comunicação e marketing na captação de recursos.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Este curso é direcionado principalmente a gestores de OSCs; profissionais de comunicação e marketing de OSCs, empresas e agências de publicidade; e pessoas que se interessam pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.
- Duração: 24 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse
Profa. Ma. Luanda Aparecida Bonadio
Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com pesquisa em Investimento Cultural e Social Privado. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Especialista em Gestão Cultural e Economia da Cultura pelo Ministério de Cultura da Espanha e Universidad Carlos III de Madrid. Atuou durante 15 anos na gestão de Marketing e Comunicação em empresas como McCann Erickson, Citibank, Credicard, Banco ABN AMRO Real. Desde 2008, tem como principal foco de atuação, o planejamento estratégico institucional de organizações culturais, a criação e gerenciamento de ações de marketing para organizações e produtos culturais e a elaboração e gestão de projetos em Leis de Incentivos à Cultura (esperas Federal, Estadual e Municipal). Realizou trabalhos para diversas organizações da sociedade civil e equipamentos culturais. Integra a equipe do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (NEATS/PUC).
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
Coordenador
Prof. Dr. Roberto Sanches Padula
Professora
Profa. Ma. Luanda Aparecida Bonadio
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Aulas expositivas e participativas; discussão de campanhas publicitárias, filmes e peças de comunicação; estudos de caso; apresentação de trabalhos. A carga horária é composta por atividades presenciais e desenvolvimento de atividades práticas a serem executadas e entregues pelos alunos.
- Conteúdo Programático
- Conceitos básicos de Marketing e Branding
- Identidade, Posicionamento de marca e da Comunicação
- Apresentação de estudo de caso sobre reposicionamento de marca
- Marketing 4.0 – do tradicional ao digital
- Desenvolvimento de um diagnóstico de comunicação organizacional: principais canais de comunicação/relacionamento com os públicos-alvo (site, newsletter, redes sociais, email, telefone, relatório social, outros)
- Novas Mídias como aliadas ao posicionamento de Comunicação
- Marketing Digital: conceitos, práticas e ferramentas
- Apresentação de boas práticas de marketing digital
- A comunicação e marketing para mobilização de recursos: campanhas, marketing relacionado a causas, licenciamento de produtos, editais, projetos incentivados.
- Transparência: Relatório Social como ferramenta/canal para visibilidade.
- Elaboração de um Plano de Comunicação.
Carga Horária: 27 horas
Presencial: 18h de aulas presenciais distribuídas em 12h para explanações teóricas e apresentação de estudos de caso e 6h para o desenvolvimento colaborativo de um diagnóstico de Comunicação e Marketing.
Online: 9h distribuídas em leitura de textos, realização e compartilhamento de pesquisa online, palestras/aulas ao vivo e apresentação de um seminário em vídeo sobre o desenvolvimento de um plano de comunicação e marketing.
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono
-
Público-alvo:
Este curso é direcionado principalmente a gestores de OSCs; profissionais de comunicação e marketing de OSCs, empresas e agências de publicidade; e pessoas que se interessam pelo Terceiro Setor, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.
- Duração: 24 horas
- Local: On-line Síncrono
- INSCREVA-SEna lista de interesse