A modalidade de aprimoramento “Clínica Infantil e da Pré-Adolescência sob a Perspectiva da Psicologia Analítica” visa contribuir para o desenvolvimento e instrumentalização do manejo clínico e tem a finalidade de aprimorar a prática clínica em consonância à articulação teórica dos postulados da Psicologia Analítica. A psicologia analítica dispõe de amplo subsidio teórico e técnicas que amparam a compreensão do psiquismo do ser humano ao longo de seu processo de desenvolvimento e a infância e adolescência se configuram como importantes fases deste processo.  A teoria de C. G. Jung e de estudiosos que se ocuparam em ampliar e reformular suas ideias, como Erich Neumann, Michael Fordham, Dora Kalff, Von Franz, entre outros, trouxeram importantes contribuições para a compreensão do funcionamento do psiquismo infantil e do adolescente, contemplando sua estrutura e seus aspectos dinâmicos (conscientes e inconscientes).

O escopo desta modalidade refere-se ao atendimento de crianças e pré-adolescentes. A prática clínica proposta inclui atividades lúdicas (brinquedos e jogos), técnicas plásticas (desenhos, pinturas, etc.), trabalho com sonhos (material onírico) e uso de narrativas míticas, recursos que notavelmente auxiliam o processo psicoterapêutico. A proposta do trabalho compreende uma abordagem integrada (teoria e prática) e está sensível a diversidade e complexidade das demandas da clínica-escola. Considerando-se que tais aspectos favorecem potencialmente o desenvolvimento e amadurecimento do trabalho clínico e mostram-se relevantes para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Promover o aprendizado e aperfeiçoamento da prática profissional no atendimento clínico a crianças e pré-adolescentes, amparado pelo aporte teórico da Psicologia Analítica.