Educação Continuada

A ampla disponibilidade de dados da atualidade, viabilizada pelos avanços da tecnologia da informação, vem motivando o aumento do interesse em métodos para extrair informações úteis e conhecimento de dados.

O curso será dirigido para interessados em encontrar um caminho para se iniciar na análise de dados, na análise de negócios, no aprendizado de máquina e na inteligência artificial, utilizando uma ferramenta amplamente utilizada na ciência de dados: a linguagem R.

No mundo da ciência de dados, R é considerada uma linguagem de programação cada vez mais popular por uma simples razão: foi criada com recursos da estatística e conta com uma incrível amplitude de pacotes que permitem grande criatividade, principalmente na visualização de dados.

O objetivo geral do curso é apresentar, demonstrar e aplicar conceitos e métodos centrais na análise de dados de negócio, mercado e ambiente. O objetivo específico é capacitar os participantes para o entendimento da análise e dados utilizando o R.

• Categoria: Extensão

O Curso se destina a graduados e graduandos (preferencialmente dos cursos de: Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Economia, Administração, Engenharia, Física, Matemática, Estatística e Relações Internacionais), com interesse em conhecer a Linguagem R, não necessitando de conhecimento prévio em programação.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Mamerto Granja Garcia

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é funcionário efetivo da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo no cargo de Auditor Fiscal e professor do Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos. Tem experiência na área de Métodos Quantitativos, com ênfase em Probabilidade, Estatística, Teoria do Risco, Ciência de Dados, Matemática Aplicada, Matemática Financeira e Métodos Quantitativos aplicados às Ciências Sociais.