Educação Continuada

Burnout e neoliberalismo: interpretações psicanalíticas

Extensão, Curso Novo, Presencial

Segundo a OMS, em 2020, o Brasil foi o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. A mesma organização estima que o país ocupe a 5ª posição no ranking global de incidência de depressão.

Ambos os transtornos estão associados na chamada Síndrome de Burnout, que recentemente passou a ser reconhecida como doença ocupacional pela 11ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID-11). De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de pessoas afetadas por essa síndrome.

Qual a contribuição da psicanálise frente a essa situação social crítica? O presente curso pretende esboçar algumas respostas a partir de dois eixos interconectados: por um lado, pretende-se introduzir as e os estudantes na clínica da ansiedade, da depressão e do burnout, explorando essas categorias nosológicas desde uma perspectiva psicanaliticamente orientada; por outro lado, propõe-se articular essas modalidades de sofrimento psíquico com as transformações implicadas pela hegemonia da racionalidade neoliberal, sobretudo após a chegada das plataformas digitais, como os aplicativos de entrega, no mundo do trabalho.

Apresentar as ideias centrais da teoria freudiana e lacaniana da angústia;

Introduzir as e os estudantes na clínica da ansiedade, da depressão e do burnout, explorando essas categorias nosológicas desde uma perspectiva psicanaliticamente orientada;

Articular essas modalidades de sofrimento psíquico com as transformações implicadas pela hegemonia da racionalidade neoliberal, sobretudo no capitalismo de plataforma;

Analisar as formas pelas quais o neoliberalismo governa as populações explorando lucrativamente o sofrimento psíquico, particularmente a ansiedade e a depressão;

Elaborar algumas possíveis intervenções clínicas orientadas pela política da psicanálise.

Diferenciais

O curso é dinâmico e utiliza metodologias de ensino que permitem a permanente articulação entre teoria e prática. Serão adotadas metodologias variadas, tais como:

Aulas expositivas;

Aprendizagem baseada em problemas;

Disponibilização aos alunos, por meio eletrônico, de artigos científicos, capítulos de livros, vídeos, filmes previamente selecionados, com conteúdo relevante sobre a matéria a ser abordada em sala de aula.

• Categoria:Extensão, Curso Novo, Presencial

Estudantes de graduação ou profissionais de diversas áreas, bem como estudiosos e demais interessados no tema.

• Duração:30h
  • Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Fábio Franco

Fábio Luís F. N. Franco é psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo e doutor em Filosofia (USP). Realiza pesquisa de pós-doutorado sobre psicanálise, neoliberalismo e sofrimento psíquico no trabalho, vinculada à Fundação Rosa Luxemburgo (Alemanha) e ao Instituto de Psicologia da USP. É pesquisador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP/USP) e autor do livro "Governar os mortos: necropolíticas, desaparecimento e subjetividade" (Ubu Editora).

Especialização, Curso Novo, Presencial
Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo