Educação Continuada

A BNCC e o ensino de ciências da natureza: Uma abordagem sistêmica

Extensão
30h

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A ausência da aplicação da modelagem sistêmica na Educação Básica tem contribuído para o letramento científico precário que os alunos neste nível apresentam, bem como parece ser responsável pela dificuldade que estes estudantes demonstram ter para depreender conhecimentos a partir dos fatos de seu cotidiano.
Esta grave situação faz com que os egressos do nível médio não consigam ainda realizar, de maneira desenvolta e consistente, os passos que encadeiam o pensamento crítico e tornem-se, por conseguinte, sujeitos à manipulação oriunda de textos pseudocientíficos e negacionistas.
A compreensão do encadeamento de processos sistêmicos é dinâmica e exige ajustes constantes frente às novas informações decorrentes da publicação de resultados de pesquisas científicas correntes.
O objetivo deste curso é apresentar, através de projetos com análise sistêmica já realizados e em domínio público, este poderoso instrumento de reflexão que busca a integração dos saberes curriculares para oferecer a compreensão mais ampla sobre os principais temas da atualidade como alterações climáticas, degradação ambiental e pandemias, dentre outros.
Destinado a contribuir com a elaboração de planos curriculares para as séries finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o curso permite ao professor/aluno, vislumbrar que, sob inspiração de um tema gerador de natureza global, há meios de concatenar os saberes das várias disciplinas, estabelecendo nexos concretos com a realidade percebida no cotidiano dos alunos através da modelagem sistêmica.


Objetivos

Tendo em vista a necessidade de formação e atualização de professores que possam contribuir na criação de planos pedagógicos de integração de conteúdos curriculares capazes de contemplar novos itinerários formativos, sob as condições didáticas das novas metodologias, propomos, como objetivo geral deste curso, o passo a passo prático da elaboração de projetos que possam abordar de forma integrada, através de modelos sistêmicos, as ciências da natureza sob inspiração de um tema gerador de natureza global.

Diferenciais do Curso

As transformações oriundas das mudanças climáticas ou da pandemia de COVID-19, mostram que os saberes escolares das ciências da natureza tornam-se relevantes aos alunos quando vistos de maneira integrada.
O curso mostra de maneira empolgante como a aplicação do pensamento sistêmico torna-se uma extensão natural da prática do pensamento crítico, quando o enfoque é a compreensão da interrelação de fatos, fenômenos e agentes envolvidos nos grandes temas da atualidade.

Este curso evidencia de maneira única como a integração de diferentes saberes escolares podem, através da modelagem sistêmica, estabelecer-se como competência efetiva para explicar complexos processos cujas dinâmicas estão interligadas e regem inúmeras circunstâncias experimentadas no cotidiano que se suporia serem independentes entre si, mas não o são.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores interessados em conhecer e elaborar projetos interdisciplinares sob o viés do pensamento sistêmico nas escolas de Educação Básica.

  • Duração: 30h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Me. Luís Rogério da Silva

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, mestre em Linguística Informática pelo Departamento de Linguística e Semiótica da FFLCH/USP, bacharel e licenciado em Física pelo IFUSP. É especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUCSP e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Universidade de Irvine-California. Possui larga experiência em ensino de computação e robótica na Educação Básica, tendo sido, inclusive, Deputy Leader da delegação brasileira a representar o Brasil na International Olimpiad of Informatics em 2004 e mentor de projetos de robótica para a educação básica ganhadores de prêmios na Robocup. É diretor da Robótica Brasil; fundador e coordenador geral do TJR ? Torneio Juvenil de Robótica, do ITR ? International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC