O curso de extensão universitária BNCC e Metodologias Ativas de Aprendizagem: a linguagem na sala de aula”, oferecido a professores, coordenadores pedagógicos e assessores pedagógicos da educação Básica, traz, em sua gênese, temáticas relevantes para o desenvolvimento das atividades de ensino. Por um lado, tem-se a Base Nacional Comum Curricular, documento nacional que orienta todas as atividades pedagógicas nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por outro, o curso busca articular as Metodologias Ativas àquilo que emerge da BNCC em termos de práticas pedagógicas, e às necessidades educacionais de estudantes e expectativas sociais para este século XXI. Nessa direção, o desenvolvimento do curso estará pautado em atividades que recorram às tecnologias digitais de informação e comunicação, uma vez que estas são amplamente sugeridas na BNCC, como instrumento mediador do ensino.

Com foco nas ações de linguagem e em seu papel no desenvolvimento de ambientes educacionais capazes de promover a agência dos educandos, sua autonomia e criticidade, o curso buscará apoio, prioritariamente, na argumentação e nos modos de perguntar em atividades discursivas de ensino. Utilizando os próprios objetos conceituais escolhidos para estudo – as Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e a BNCC –, o curso propiciará aos participantes um trabalho de relação teoria-prática a partir de seus contextos de atuação profissional. Pretende, assim, contribuir para o desenvolvimento científico dos participantes, dado o fato de que procurará, ao longo das aulas previstas, orientá-los no desenvolvimento da compreensão da relação teoria-prática, ou, em outras palavras, do aprofundamento teórico necessário para explicar as práticas educativas, de modo geral.

Propiciar contextos para que o participante, em ambiente orientado aos multiletramentos, desenvolva compreensão teoricamente fundamentada do documento oficial BNCC e das MAA, consideradas instrumento mediador por excelência na implantação da BNCC.

• Categoria:

Professores e Coordenadores Pedagógicos de Educação Básica; Assessores Pedagógicos de Educação Básica.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE