Apresentação

Recentes avanços na manufatura aditiva têm permitido a impressão 3D de materiais biocompatíveis, células e componentes de suporte em complexos tecidos biológicos. Hoje em dia, o processo de bioimpressão 3D pode ser adaptado para produzir tecidos em uma variedade de formatos e complexidades estruturais, além de obter propriedades físicas, químicas, biomecânicas e biológicas, visando a criação de biomodelos que mimetizem tecidos próximos dos reais.

Os tecidos biológicos são sistemas complexos e devem ser compreendidos cuidadosamente, a fim de orquestrar adequadamente os diversos processos existentes, tais como adesão, proliferação e diferenciação celular, além dos mecanismos de transporte presentes intrinsecamente nestes eventos (difusão de moléculas, transporte ativo e passivo, entre outros).  A interdisciplinaridade presente nessa área tem o potencial de desenvolver uma série de habilidades, e muitas dessas, são necessárias para um próspero e emergente mercado de trabalho. O conhecimento interdisciplinar traz uma diversidade significativa ao conhecimento científico, e geralmente insere criatividade e inovação na forma como o problema é identificado. Indubitavelmente, tecnologias exponenciais, como a impressão 3D, e consequentemente a bioimpressão, serão protagonistas da revolução 4.0 na indústria e na saúde, sendo imprescindível a capacitação de novos profissionais.


Objetivos

Novas tecnologias como a bioimpressão abrem espaço para modelos de ensino disruptivos, que possibilitam uma aprendizagem mais aberta, imersiva, integrativa e colaborativa, além de potencializar o impacto desta tecnologia no desenvolvimento de novos mercados de trabalhos. As disciplinas e habilidades necessárias na bioimpressão podem e devem estar presente em diversos nichos educacionais, capacitando alunos e profissionais a atuarem em setores tecnológicos e de grande potencial na economia.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Alunos, professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos de bioimpressão de tecidos e órgãos.

  • Duração: 24 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Dra. Janaina de Andréa Dernowsek

Pesquisadora colaboradora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e USP, além de trabalhar como CEO na startup BioEdTech, focada na capacitação e no desenvolvimento em bioimpressão de tecidos. Tem experiência de 5 anos em projetos de bioengenharia e bioimpressão de tecidos e 8 anos em projetos e ensino de genética, biologia celular e molecular, atuando nos setores público e privado, em instituições de médio e pequeno porte. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP (2006) e com diversas atividades extracurriculares sempre busquei agregar novos conhecimentos, aprimorar habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal. Possuo Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Durante a minha pós graduação e pós-doc fui premiada em congressos com o melhor trabalho (2008, 2014, 2017 e 2018). Iniciei uma segunda graduação em Engenharia de Controle e Automação buscando interdisciplinaridade para atuar com mais afinco na área de bioimpressão de tecidos. Concluiu o pós-doutoramento no Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher na área de Biofabricação e Bioimpressão 3D de tecidos e órgãos. Desenvolvedora do website, blog, e mídias digitais relacionados à biofabricação de tecidos desde 2016 - http://www.biofabricacao.com - Fundadora da BioEdTech - centro de capacitação e desenvolvimento em bioimpressão - Cofundadora da startup Bio.Inn.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC