Recentes avanços na manufatura aditiva têm permitido a impressão 3D de materiais biocompatíveis, células e componentes de suporte em complexos tecidos biológicos. Hoje em dia, o processo de bioimpressão 3D pode ser adaptado para produzir tecidos em uma variedade de formatos e complexidades estruturais, além de obter propriedades físicas, químicas, biomecânicas e biológicas, visando a criação de biomodelos que mimetizem tecidos próximos dos reais.

Os tecidos biológicos são sistemas complexos e devem ser compreendidos cuidadosamente, a fim de orquestrar adequadamente os diversos processos existentes, tais como adesão, proliferação e diferenciação celular, além dos mecanismos de transporte presentes intrinsecamente nestes eventos (difusão de moléculas, transporte ativo e passivo, entre outros).  A interdisciplinaridade presente nessa área tem o potencial de desenvolver uma série de habilidades, e muitas dessas, são necessárias para um próspero e emergente mercado de trabalho. O conhecimento interdisciplinar traz uma diversidade significativa ao conhecimento científico, e geralmente insere criatividade e inovação na forma como o problema é identificado. Indubitavelmente, tecnologias exponenciais, como a impressão 3D, e consequentemente a bioimpressão, serão protagonistas da revolução 4.0 na indústria e na saúde, sendo imprescindível a capacitação de novos profissionais.

Novas tecnologias como a bioimpressão abrem espaço para modelos de ensino disruptivos, que possibilitam uma aprendizagem mais aberta, imersiva, integrativa e colaborativa, além de potencializar o impacto desta tecnologia no desenvolvimento de novos mercados de trabalhos. As disciplinas e habilidades necessárias na bioimpressão podem e devem estar presente em diversos nichos educacionais, capacitando alunos e profissionais a atuarem em setores tecnológicos e de grande potencial na economia.

• Categoria: Extensão

Alunos, professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos de bioimpressão de tecidos e órgãos.

• Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dra. Janaina de Andréa Dernowsek

Pesquisadora colaboradora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e USP, além de trabalhar como CEO na startup BioEdTech, focada na capacitação e no desenvolvimento em bioimpressão de tecidos. Tem experiência de 5 anos em projetos de bioengenharia e bioimpressão de tecidos e 8 anos em projetos e ensino de genética, biologia celular e molecular, atuando nos setores público e privado, em instituições de médio e pequeno porte. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP (2006) e com diversas atividades extracurriculares sempre busquei agregar novos conhecimentos, aprimorar habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal. Possuo Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Durante a minha pós graduação e pós-doc fui premiada em congressos com o melhor trabalho (2008, 2014, 2017 e 2018). Iniciei uma segunda graduação em Engenharia de Controle e Automação buscando interdisciplinaridade para atuar com mais afinco na área de bioimpressão de tecidos. Concluiu o pós-doutoramento no Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher na área de Biofabricação e Bioimpressão 3D de tecidos e órgãos. Desenvolvedora do website, blog, e mídias digitais relacionados à biofabricação de tecidos desde 2016 - http://www.biofabricacao.com - Fundadora da BioEdTech - centro de capacitação e desenvolvimento em bioimpressão - Cofundadora da startup Bio.Inn.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo