A Bioética tem a Vida como objeto de estudo e consequentemente trata de sua última fase: a Morte. Permeada pela Biopolítica, pelo Biodireito, pela Justiça Restaurativa, de dimensões históricas, estatais, transculturais, jurídicas e religiosas, se expande a Ética e as Ciências da Vida, pela globalização e celeridade dos avanços biotecnológicos. Nascendo in vitro, fruto moderno das técnicas de Reprodução Assistida, traz dilemas éticos, religiosos e jurídicos advindos do status epistemológico do embrião, cuja possibilidade de adoção de embriões e seus direitos sucessórios, nos desfiam a refletir. Morrendo in Machina, humaniza o suicídio assistido, a eutanásia, a ortotanásia, o Testamento Vital e problematiza a recente criopreservação de corpos vivos e da suspensão da vida. Muitos são os desafios prometidos, mas a transformação que se espera será de todos.

Aprofundar questões referentes à evolução e desafios da Bioética, da Biopolítica, do Biodireito , da Religião na contemporaneidade. Revisitar os novos desafios trazidos pela Justiça Restaurativa frente ao sistema de Justiça tradicional, referentes ao Poder Biotecnológico, à Ditadura dos gens, a Clonagem humana, a Reprodução Humana Assistida e outros aspectos inerentes à Dignidade Humana.

• Categoria: Extensão

Estudantes de todas as áreas, advogados, juízes, promotores de justiça, médicos, psicólogos, enfermeiros, educadores, religiosos, assistentes sociais, e demais profissionais.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos

Professora Livre Docente em Direito Penal pela USP; Professora Doutora em Filosofia do Direito pela PUC-SP; Mestre em Filosofia pela PUC-SP; Pós Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP; Membro da Comissão de Bioética do IASP; Membro da Comissão Paulista de Bioética, Membro da CAPPESQ, do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da USP.

Prof. Dr. Frank Usarski

Livre Docente na área de Ciências da Religião pela PUC-SP, Doutor com tese sobre os mecanismos e motivos da estigmatização pública de Novos Movimentos Religiosos na Alemanha Ocidental (1987) e pós-doutorado (1992-93) na área de Ciência da Religião pela Universidade de Hannover (Alemanha) sobre o papel das religiões nas Exposições Mundiais entre 1851 e 1900. Desde sua chegada no Brasil em 1998 faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP. Atualmente é coordenador deste Programa. Entre suas atividades acadêmicas destacam-se a pesquisa, o ensino e diversas publicações sobre as Religiões Orientais bem como sobre a história e o perfil atual da Ciência da Religião. Além disso é líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil (CERAL) e fundador e editor da Revista de Estudos da Religião (REVER) e do International Journal of Latin American Religions.

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo