Educação Continuada
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Apresentação
A inclusão vem se firmando com os avanços das políticas públicas (1), que trazem em suas propostas ações afirmativas nas quais a sociedade também se torna responsável pelo processo inclusivo. Nessa perspectiva, as Instituições de Ensino apresentam papel de destaque, pois atuam na formação de cidadãos e futuros profissionais, proporcionando, por meio da mediação, a interação entre o indivíduo e o conhecimento. Portanto, nesse cenário, os alunos com alguma deficiência visual estão migrando das instituições de reabilitação para frequentarem as salas de aula, compartilhando os mesmos espaços com outros alunos. Para que esse exercício de cidadania e inclusão seja de fato efetivo, é preciso que o professor esteja minimamente preparado para atuar em cenários de diversidade. A audiodescrição, nesse contexto, surge como uma ferramenta de acessibilidade que poderá contribuir para que esse aluno tenha as mesmas oportunidades de interação e aprendizado.
(1) A audiodescrição é sustentado pela Lei nº. 10.098 (BRASIL, 2000) e no Decreto Legislativo nº. 186/2008 (BRASIL, 2008).
Objetivos
Desenvolver estratégias que tenham a audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para atividades didáticas. Criar atividades audiodescritas, considerando-se os diferentes níveis de comprometimento da acuidade visual, estabelecendo-se, a partir desses parâmetros, critérios particulares para cada caso.
- Categoria: Extensão, Curso Novo
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Público-alvo:
Esse curso foi planejado para os profissionais que atuam na área educacional, em qualquer nível de ensino. Também possibilita a interessados no tema conhecer a audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para o trabalho em sala de aula com alunos deficientes visuais.
- Duração: 20 horas
- Local: Online
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva
Atualmente, é pós-doutorando na Universidade de São Paulo (2020), vinculado ao Instituto de Física, dando prosseguimento a pesquisa anterior iniciada em 2015. A atual investigação tem como tema: A AUDIODESCRIÇÃO SOB A LENTE DA fMRI, sob supervisão do prof. Dr. Said Rabbani. No biênio 2015-2017, desenvolveu projeto de pós doutorado, com bolsa CNPq, intitulado: "Audiodescrição como acessibilidade ao deficiente visual", sob supervisão da Profa. Dra. Maria Celia Lima-Hernandes. É Doutor em Linguística Aplicada em 2005, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a tese: "A construção de identidades sociais do aluno com deficiência visual nas conversas sobre textos". Mestre em língua portuguesa também pela PUC-SP, no ano de 1996, desenvolveu sua dissertação com o tema: " Leitura, subjetividade e construção de sentido". Tornou-se graduado no curso de Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela mesma Instituição, no de 1992. No Centro Universitário Sumaré, atuou como Coordenador do curso de Letras, além de orientar projetos de iniciação científica, desenvolvendo pesquisa científica docente, com bolsa de fomento da própria instituição, cujo tema é: "A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior e a percepção de suas identidades sociais: uma análise comparativa entre Brasil e Espanha".
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Coordenação
Profa. Dra. Maria Cecilia de Moura
Professores
Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Módulo I
- Primeira Semana - Linguagem verbal e escrita.
- Segunda Semana - Cognição e construção de sentido.
- Terceira Semana - A história da deficiência visual.
- Quarta Semana - Cegueira congênita e cegueira adquirida: estabelecendo as diferenças
- Quinta Semana - Baixa visão e suas características
Módulo II
- Sexta Semana - O método e a escrita braile.
- Sétima Semana - Novas tecnologias de acessibilidade.
- Oitava Semana - Audiodescrição como ferramenta de acessibilidade.
- Nona Semana - Desenvolvimento de atividades práticas com o uso da audiodescrição.
- Décima Semana - Avaliação
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/02 até 22/03/2021
Matrícula de R$ 306,67 + 2 mensalidades de R$ 306,67 (Abril a Maio)
Turmas e Horários
Início: 06 de março de 2021
Término: 08 de maio de 2021
Horário: Sábado das 11h às 13h
Datas das aulas: 06, 13, 20, 27/03, 03, 10, 17, 24/04, 01, 08/05/2021
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão, Curso Novo
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Público-alvo:
Esse curso foi planejado para os profissionais que atuam na área educacional, em qualquer nível de ensino. Também possibilita a interessados no tema conhecer a audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para o trabalho em sala de aula com alunos deficientes visuais.
- Duração: 20 horas
- Local: Online
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