AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A inclusão vem se firmando com os avanços das políticas públicas (1), que trazem em suas propostas ações afirmativas nas quais a sociedade também se torna responsável pelo processo inclusivo. Nessa perspectiva, as Instituições de Ensino apresentam papel de destaque, pois atuam na formação de cidadãos e futuros profissionais, proporcionando, por meio da mediação, a interação entre o indivíduo e o conhecimento. Portanto, nesse cenário, os alunos com alguma deficiência visual estão migrando das instituições de reabilitação para frequentarem as salas de aula, compartilhando os mesmos espaços com outros alunos. Para que esse exercício de cidadania e inclusão seja de fato efetivo, é preciso que o professor esteja minimamente preparado para atuar em cenários de diversidade. A audiodescrição, nesse contexto, surge como uma ferramenta de acessibilidade que poderá contribuir para que esse aluno tenha as mesmas oportunidades de interação e aprendizado.

(1) A audiodescrição é sustentado pela Lei nº. 10.098 (BRASIL, 2000) e no Decreto Legislativo nº. 186/2008 (BRASIL, 2008).

Desenvolver estratégias que tenham a audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para atividades didáticas. Criar atividades audiodescritas, considerando-se os diferentes níveis de comprometimento da acuidade visual, estabelecendo-se, a partir desses parâmetros, critérios particulares para cada caso.

• Categoria: Extensão

Esse curso foi planejado para os profissionais que atuam na área educacional, em qualquer nível de ensino. Também possibilita a interessados no tema conhecer a audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para o trabalho em sala de aula com alunos deficientes visuais.

• Local: Online
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Atualmente, é pós-doutorando na Universidade de São Paulo (2020), vinculado ao Instituto de Física, dando prosseguimento a pesquisa anterior iniciada em 2015. A atual investigação tem como tema: A AUDIODESCRIÇÃO SOB A LENTE DA fMRI, sob supervisão do prof. Dr. Said Rabbani. No biênio 2015-2017, desenvolveu projeto de pós doutorado, com bolsa CNPq, intitulado: "Audiodescrição como acessibilidade ao deficiente visual", sob supervisão da Profa. Dra. Maria Celia Lima-Hernandes. É Doutor em Linguística Aplicada em 2005, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a tese: "A construção de identidades sociais do aluno com deficiência visual nas conversas sobre textos". Mestre em língua portuguesa também pela PUC-SP, no ano de 1996, desenvolveu sua dissertação com o tema: " Leitura, subjetividade e construção de sentido". Tornou-se graduado no curso de Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela mesma Instituição, no de 1992. No Centro Universitário Sumaré, atuou como Coordenador do curso de Letras, além de orientar projetos de iniciação científica, desenvolvendo pesquisa científica docente, com bolsa de fomento da própria instituição, cujo tema é: "A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior e a percepção de suas identidades sociais: uma análise comparativa entre Brasil e Espanha".

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto