AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A formação do psicólogo no Brasil não tem conseguido preparar profissionais psicólogas e psicólogos para o manejo das questões raciais e culturais no campo clínico, não reconhecendo o racismo como produtor do sofrimento psíquico. Observam-se dificuldades dos profissionais para lidar com o sofrimento mental produzido pela experiência do racismo. Com a premissa de que todos “somos humanos”, portanto, “partilhamos dos mesmos sofrimentos”, adota-se o critério de humanidade do ser humano branco, eurocentrado, medida para os procedimentos e teorias hegemônicas no campo psi.

A proposta do presente aprimoramento é trabalhar com teorias e procedimentos clínicos voltados a atender pessoas negras e indígenas com olhar para as seguintes premissas:

• Reconhecimento do Brasil como um país racista, violento, anti negro e anti indígena, que produz e reitera cotidianamente o racismo como estruturante da sociedade e das subjetividades das pessoas negras e indígenas, produzindo estresse e sofrimento psíquico.

• Reconhecimento dos efeitos da branquitude como detentora de privilégios e reprodutora da violência física e simbólica.

• Reconhecimento da importância da formação no campo teórico e manejo clínico que forneça subsídios para a atuação do psicólogo por meio de letramento racial crítico e desconstrução de crenças disfuncionais e discriminatórias no fazer clínico.

• Reconhecimento das interseccionalidades: raça, gênero e classe como constituinte dos sistemas de opressão, discriminação  e racismo.

Ofertar formação especializada para profissionais psicólogas e psicólogos que queiram se aprimorar em atendimento psicológico voltado para a população negra e indígenas, com recorte de inserteccionalidades e cultural.Promover letramento racial crítico para profissionais psicólogos que buscam formação específica que trabalhe com autoras e autores negros e indígenas.Ofertar estrutura da clínica escola para realizar atendimento clínico no âmbito do serviço de atendimento psicológico voltado à comunidade negra e indígena da PUC/SP. Promover espaços de discussão e trocas por meio de supervisão.

• Categoria: Aprimoramento

Destinado à psicólogas e psicólogos

• Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Ciências Sociais: Antropologia pela PUC/SP. Pesquisa e atua nas temáticas ligadas ao mundo do trabalho: saúde do trabalhador, burnout, qualidade de vida no trabalho, psicodinâmica do trabalho, gestão de pessoas. Pesquisa temáticas ligadas às questões raciais, em especial: racismo antinegro e anti indígena no Brasil; impactos do racismo na saúde mental e racismo epistêmico na Psicologia. Atua em serviço de atendimento psicológico voltado para população negra e indígena no âmbito da Clínica Psicológica da PUC/SP. Autora de livros e artigos na área.

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto